Descubra como fazer chuva colorida

Um dos fenômenos mais fascinantes da natureza, o arco-íris é o mais novo objeto de estudos das crianças do Nível 3 A do Colégio Marista Roque. Para auxiliar na compreensão do tema, a turma participou de uma experiência que ensina a fazer chuva colorida. 
 
 
Em um pote de vidro com água coberto com espuma de barbear, representando uma nuvem, as crianças foram convidadas a pingar gotas de corante para simular a queda de água, explorando texturas e cores. O projeto com a temática surgiu da curiosidade demonstrada pela turma em atividades de sala de aula nas primeiras semanas do ano letivo.
 
Experiência levantou questionamentos da turma em relação ao tema
 
Além de compreender a formação do fenômeno natural, os estudantes também são instigados pela professora Lidiane Rodrigues a identificar as cores primárias e secundárias. Entre as práticas já executadas está ainda um cantinho de leitura na sala de aula com a paisagem de um sol, uma nuvem com gotas de chuva e o arco-íris feitos com materiais recicláveis pelas crianças. “Quando as crianças participam de cenários com oportunidades de exploração aprendem de modo mais significativo”, justifica a professora. 
 
Cantinho especial foi montado com o auxílio das crianças
 
O projeto prevê ainda dinâmicas de exposiçõa oral sobre o tema, pesquisas e experiências no laboratório de Química do colégio, construção de espaços de aprendizagem, painéis sobre o clima e atividades culinárias. Ao longo do próximo mês, as práticas também vão envolver as famílias das crianças em pesquisas sobre o tema.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.