Território das luzes promove integração entre as turmas

Montada na sala da Classe Bebê, uma tenda integra as crianças da Educação Infantil em atividades sensoriais com mesa de luz, espelho e retroprojetor. É o Território das Luzes, idealizado pela professora da turma, Diane Cerentini, e pela professora do Nível 1, Luciana Longhi, para incentivar a investigação e as descobertas.
 
 
Dentro do espaço, as crianças são convidadas a desenhar em papel transparente, cujos desenhos são projetados posteriormente na parede com o retroprojetor, mexer com areia colorida e sementes e explorar materiais em acrílico. Para que a atividade não ficasse restrita às turmas da Classe Bebê e Nível 1, as professoras estenderam o convite às demais. 
 
Crianças de diferentes níveis exploram juntas durante a atividade
 
Divididos em grupos de até cinco componentes de diferentes níveis, as crianças são encorajadas a discutir as possibilidades de novos experimentos. “Com esta atividade o educador tem a possiblidade de aproveitar as explorações como objeto de estudo do potencial infantil, para cultivar e promover o processo criativo, apontar a importância do respeito às ideias do outro e entender como as crianças criam verdadeiras teorias a partir de suas observações”, explica Diane. 
 
Além disso, segundo Diane, a brincadeira promove a interação de crianças em diferentes idades e etapas da aprendizagem, o que enriquece o processo a partir das trocas de experiências entre elas. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.