Teatro recebe homenagem na Noite dos Destaques

O grupo de teatro do Colégio Marista Roque foi reconhecido pela comunidade na votação dos destaques de Cachoeira do Sul. Na 49ª edição da premiação promovida pelo Jornal do Povo no sábado, 10/12, na Sociedade Rio Branco, o Luz Encenação, foi lembrado pelos 25 anos de história com o Destaque Especial.
 
A honraria foi recebida pelo diretor, David Hatsek, e pela professora, Bernadete Lovato, que foi a responsável, juntamente com a direção da época, por dar início ao grupo de teatro no colégio. 
 
Diretor David e professora Bernadete receberam o prêmio
 
Comitiva do colégio celebrou a conquista
 
Histórico
 
Há 25 anos, 20 estudantes da 6ª série davam início à lista de espetáculos já apresentados com a peça “O círculo da vida”, escrita por Bernadete Lovato sobre situações do cotidiano. Ao longo deste período, mais de mil integrantes fizeram parte dessa história.
 
Chamado de Luz & Cena nos três primeiros anos de atuação, o grupo foi criado na gestão do Irmão Jorge Ribas. Com o aumento no número de estudantes nas oficinas e no volume de trabalhos elaborados, em 1997, surgia o projeto Teatromania com o objetivo de divulgar as peças e aproximar os estudantes das escolas públicas com a linguagem do teatro, da cultura e dos livros. A última edição aconteceu em 2013.
 
A partir dos anos 2000, grandes clássicos da literatura nacional e internacional são colocados no palco e a pesquisa passa a fazer parte do dia a dia dos estudantes do teatro. Além disso, o grupo conquista importantes reconhecimentos em festivais estudantis pelo Estado. Entre as obras que ganharam encenação nos palcos estiveram clássicos de William Shakespeare, Érico Veríssimo, Letícia Wierzchowski, Molière, entre outros, agregando conhecimentos interdisciplinares de Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, História, Geografia e Ensino Religioso.
 
Atualmente, o grupo conta com 90 participantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio divididos em quatro oficinas de aprendizagem. “Nossa trajetória, seguirá, por quanto tempo, não o sabemos, mas o amor que temos pelo teatro e pelo palco, nos incentiva a seguir, sempre guiados pela luz dos livros, por onde somos convidados”, enfatiza Bernadete.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.