Rede Marista lança projeto para comemorar o bicentenário

O dia 2 de janeiro de 2017 marca a comemoração do bicentenário da atuação marista no mundo. Para celebrar a data, a Rede Marista, responsável pela atuação no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, lança o projeto Maristas em Rede. O objetivo é promover iniciativas de impacto social para além dos muros da instituição, para reforçar a atuação que ocorre diariamente, em diversas frentes.

Com uma proposta colaborativa, a iniciativa quer engajar profissionais, estudantes, famílias, parceiros e sociedade na realização de pelo menos 200 ações para celebrar os 200 anos. Uma plataforma virtual (www.maristas.org.br/emrede) reúne as iniciativas, bem como estimula a proposição de ideias e o cadastro de voluntários e parceiros. As ações são realizadas em articulação com todos os empreendimentos da Rede Marista: Colégios e Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro, além de comunidades religiosas, em 26 cidades.

Dividido em eixos, o Maristas em Rede contempla projetos no âmbito da educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação. De acordo com o presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, completar 200 anos é um motivo de orgulho e gratidão mas, também, desafia a instituição a pensar no futuro: “o propósito que nos move, transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação, nos impulsiona a celebrar nosso bicentenário deixando um legado concreto para o presente e futuro da sociedade”.

Marista Roque

Do Colégio Marista Roque, a ação destacada é o projeto Rolo de papel higiênico: do lixo à sustentabilidade, que consiste no recolhimento dos rolos de papel higiênico para confecção de materiais didáticos para trabalhar conteúdos de matemática como unidade, dezena, centena e as quatro operações básicas, confecção de presentes de Natal para os colaboradores por parte das turmas e árvore de Natal para enfeitar o corredor por parte do Turno Integral. Neste ano foram coletados de 15 a 18 mil rolos trazidos por estudantes e colaboradores do colégio. (Confira em: http://maristasemrede.com.br/Galeria/Detalhe/35-rolo-de-papel-higienico-do-lixo-a-sustentabilidade).

Estudantes realizaram a coleta e armazenamento dos rolos
Parte do material foi transformado em mimos de Natal

 

Primeiras ações em rede

As primeiras ações previstas para 2017 querem integrar colaboradores em torno da data que marca o bicentenário. Em 2 de janeiro, os mais de 11 mil profissionais que atuam na Rede Marista, no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica, incluindo o Colégio Marista Roque, de Cachoeira do Sul, foram convidados a plantar seus cartões de Natal, que foram confeccionados em papel semente de cravo francês. O propósito é agradecer as tantas localidades que acolhem a presença marista.

Neste mesmo dia, todos os bebês que nascerem no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, serão homenageados pela instituição. Eles irão receber, logo em seus primeiros momentos de vida, um kit com produtos de higiene e saúde. A ação, realizada em parceria com a Panvel Farmácias, simboliza o compromisso da instituição com a promoção da vida, e marca a data de nascimento da instituição fundada na França, em 1917, por São Marcelino Champagnat.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.