Uniforme escolar no ano letivo de 2017

O uso diário do uniforme contribui para a segurança ao facilitar a rápida identificação dos estudantes, assim como a utilização dos cartões de acesso ao Marista Rosário. Encerrando a implementação iniciada em 2011, o uniforme completo passa a ser obrigatório em todos os níveis de ensino no ano letivo de 2017.

Nas aulas de Educação Física e saídas de campo seu uso continua obrigatório, salientando que as peças são de uso exclusivo de estudantes, não podendo ser utilizadas por pais e educadores.

Pensando na melhor forma de conduzir o processo, está previsto um período de adaptação até março. A partir de 20/3, todos os estudantes que acessarem a escola, independentemente do nível de ensino, deverão estar usando o uniforme completo.


Uniforme será obrigatório para todos os níveis de ensino em 2017

Benefícios

Mais do que colaborar na segurança, o uso das peças promove ainda sentimentos de pertencimento e igualdade em um mesmo grupo, além da praticidade diária. Alguns especialistas afirmam que o uso cria também um distanciamento entre o momento de estudo e os de lazer, trazendo a importância de uma postura diferenciada nestas duas situações.

Acolhida de sugestões

Entre as preocupações do Marista Rosário estão os momentos de escuta com os estudantes e famílias visando promover melhorias. Alguns dos eventos que abordaram o tema, estão: acolhida de novos estudantes, CLER e Assembleias de Turma.

O assunto também é recorrente nas reuniões entre diferentes equipes como Coordenações, Direção e SOE que formam um Grupo de Trabalho com ações durante todo o ano. Pesquisas realizadas com Novas Famílias e a Avaliação Institucional também balizam estratégias adotadas pela escola, que acredita na importância de instrumentos formais para a análise e tomada de decisões. Tais informações e possíveis ajustes também são transmitidas aos fornecedores, consultados sistematicamente.

Ações

Destacamos algumas das melhorias realizadas ao longo dos últimos anos:

- Implementação gradual do uso, iniciada em 2011, encerrando o processo em 2017.
- Na troca de modelos realizada em 2011, foi oferecido um prazo de adaptação de até dois anos, promovendo uma transição gradual entre os diferentes tipos, acolhendo sugestões de estudantes e responsáveis.
- Outras opções de peças foram incorporadas, como novo modelo de calça sugerido, além de questões específicas como tipos diferentes de tecidos.
- Realização do Bazar de Uniformes da Apamecor em 2015 e 2016, em sintonia com os objetivos da escola. Outras edições estão previstas para 2017.
- Mais opções de fornecedores de uniforme, totalizando quatro atualmente.