3º ano EM recebe oficina de cinema na Semana da Profissões

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Raíza Caron | 3º ano EM

Na manhã de terça-feira, 12/6, o 3º ano EM recebeu o professor Milton do Prado para a oficina Os curtas em diferentes performances, atividade da Semana das Profissões. Formado em Jornalismo pela UFRGS, o convidado é editor e leciona no curso de Realização Audiovisual da Unisinos.

Durante o encontro, ele trouxe noções básicas da produção cinematográfica. Por meio de vídeos, como curtas universitários e trailers hollywoodianos, o professor questionou a diferença entre esses dois tipos de produção citados. “Diferentes produções se dão por diferentes organizações e domínios da linguagem audiovisual”, explicou. Ele também detalhou os elementos desse tipo de linguagem em vários aspectos, principalmente técnicos e teóricos. Aos olhos dos terceiranistas, isso caracterizou a realização cinematográfica como algo não tão simples quanto parece.


Estudantes participando da oficina | Créd. Raíza Caron

Segundo Giovanni Bombassaro, da turma 301, que desde criança tem contato com o cinema, o mundo do audiovisual engloba muitos conceitos e questões técnicas. Para o estudante, Milton trouxe uma perspectiva de interpretação e visão por trás das imagens. “Muitas pessoas assistem a filmes e acabam não interpretando o que está lá. O professor, de certa forma, nos ensinou a traduzir o que estamos vendo e ouvindo”, comenta.

O palestrante encerrou abrindo espaço para dúvidas e se colocando à disposição para auxiliar os rosarienses em quaisquer dúvidas que tiverem futuramente.


Milton do Padro na oficina | Créd. Raíza Caron

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.