Anos Finais (6º ao 9º ano)

Aprender por inteiro é ser cidadão e enfrentar desafios.

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Organização Curricular
Contemplando um currículo interdisciplinar, os estudantes desenvolvem trabalhos relacionando saberes das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Também promovemos projetos, saídas de campo e viagens que ampliam a bagagem cultural.

Hábitos de Estudo
Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Produção textual
A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes através de plantões de acompanhamento à escrita e reescrita.

Colégio obtém bons resultados no Enem 2015

Viagens culturais
Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Iniciação Científica
Os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de projetos práticos, atividades em nossos Laboratórios e questionamentos em torno da ciência. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento, e os destaques participam de feiras internas (Mostra do Saber) e externas.

Clube de Filosofia
Aprimorar e desenvolver no estudante o aprofundamento em temas filosóficos de estudo, bem como disponibilizar excertos de obras, biografias e autores clássicos, de modo que, através de encontros semanais possam ser feitas leituras, debates e ensaios filosóficos está entre os objetivos do Clube de Filosofia que acontece no 8ºano, como um projeto de adesão na área das Ciências Humanas. O Clube é uma iniciativa e uma extensão das aulas do componente curricular de Filosofia que é desenvolvido desde o 6º ano.

Clube de Ciências
Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o colégio desenvolve o Programa de Clube de Ciências, uma atividade que reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor/orientador, planejar e executar investigações na área com os objetivos de promover um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomentar a atitude ativa e crítica em relação à informação científica e oferecer ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.

Formação de Valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação
A avaliação acontece de forma contínua, processual e cumulativa através do acompanhamento dos estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem revelado também em trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. A metodologia prevê atividades por componentes curriculares e por área do conhecimento. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7,0. Hábitos de Estudos são desenvolvidos para que os estudantes organizem seus estudos e compromissos equilibrando aulas, temas e atividades extras.

Uniforme
O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Atividades Extras
Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil Rosariense, Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Grupo de Jovens – Pastoral Juvenil Marista (a partir do 7º ano), grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Orquestra. Por adesão, também pode participar dos clubes por área do conhecimento: Clube de Ciências (6ºano – área das Ciências Naturais) e Clube de Filosofia (8º ano – Ciências Humanas). Além disso, podem matricular-se em atividades extraclasse de Futsal, Vôlei, Judô, Ginástica Artística, Patinação, Robótica, Teclado, Violão, Teatro e Inglês.

Nossos espaços
O Colégio dispõe de Biblioteca, Laboratórios de Informática, Museu e Laboratório de Ciências, Salas de Arte, Auditórios e Centro Esportivo. Uma série de iniciativas garante o bem-estar e a segurança da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.