Anos Finais (6º ao 9º ano)

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Produção textual
A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes através de plantões de acompanhamento à escrita e reescrita.

Colégio obtém bons resultados no Enem 2015

Clube de Filosofia
Aprimorar e desenvolver no estudante o aprofundamento em temas filosóficos de estudo, bem como disponibilizar excertos de obras, biografias e autores clássicos, de modo que, através de encontros semanais possam ser feitas leituras, debates e ensaios filosóficos está entre os objetivos do Clube de Filosofia que acontece no 8ºano, como um projeto de adesão na área das Ciências Humanas. O Clube é uma iniciativa e uma extensão das aulas do componente curricular de Filosofia que é desenvolvido desde o 6ºano.

Atividades esportivas e culturais
Diversas atividades curriculares e mais de dez modalidades extraclasse são realizadas no ambiente escolar. Anualmente, o estudante participa de competições esportivas e apresentações na Temporada Artístico-Cultural, uma série de eventos do segundo semestre.

Viagens culturais
Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Desenvolvimento científico
Aprimora a capacidade analítica, por meio da proposição de projetos práticos e questionamentos em torno da ciência. Além do conteúdo teórico, os estudantes também utilizam os laboratórios para desenvolver os trabalhos de iniciação científca. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento.

Clube de Ciências
Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o colégio desenvolve o Programa de Clube de Ciências, uma atividade que reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor/orientador, planejar e executar investigações na área com os objetivos de promover um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomentar a atitude ativa e crítica em relação à informação científica e oferecer ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.

Mostra do Saber
Na Mostra do Saber, os estudantes têm como desafio apresentar a comunidade escolar suas descobertas científicas.

Formação de Valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação
A avaliação acontece de forma contínua, processual e cumulativa através do acompanhamento dos estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem revelado também em trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. A metodologia prevê atividades por componentes curriculares e por área do conhecimento. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7,0. Hábitos de Estudos são desenvolvidos para que os estudantes organizem seus estudos e compromissos equilibrando aulas, temas e atividades extras.

Uniforme
O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Atividades Extras

Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil Rosariense, Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Grupo de Jovens – Pastoral Juvenil Marista (a partir do 7º ano), grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Orquestra. Por adesão, também pode participar dos clubes por área do conhecimento: Clube de Ciências (6ºano – área das Ciências Naturais) e Clube de Filosofia (8º ano – Ciências Humanas). Além disso, podem matricular-se em atividades extraclasse de Futsal, Vôlei, Judô, Ginástica Artística, Patinação, Robótica, Teclado, Violão, Teatro e Inglês.

Nossos espaços
O colégio dispõe de Biblioteca, Laboratórios de Informática, Museu e Laboratório de Ciências, Salas de Arte, Auditórios e Centro Esportivo. Uma série de iniciativas garante o bem-estar e a segurança da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.