Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)

Aprender por inteiro é ser cidadão e enfrentar desafios.

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores e dá início ao processo de consolidação das primeiras aprendizagens formais. Esse conhecimento é construído de forma envolvente e desafiadora, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Acolhida e Adaptação
Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado nas ações do programa de Acolhida e Adaptação: horário diferenciado de acompanhamento às famílias e apadrinhamento.

Educação Física
Por meio do esporte, os estudantes vivenciam momentos de cooperação e solidariedade e adquirem consciência corporal. Além de jogos, esporte e dança, a Educação Física trabalha preservação e organização de ambientes, hábitos de higiene, alimentação e qualidade de vida.

Incentivo à Leitura
Para incentivar a formação do leitor desde cedo, contamos com horários semanais de visita à Biblioteca, hora do conto, leituras em sala de aula e os projetos Ciranda da Leitura e Clube do Livro. Assim, trabalhamos a compreensão, ampliação do repertório e o debate de obras literárias

Aprendizagem na Prática
Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Ciências, no Museu da escola, além das tarefas ao ar livre por meio de descobertas e experimentação. Todo trabalho apresenta conexão com o que é vivenciado em sala de aula, com professores e monitores atuando em conjunto.

Aulas Especializadas
Nos Anos Iniciais, nosso currículo também contempla aulas de Educação Física, Expressão Corporal, Língua Inglesa e Música. O objetivo é promover a autoestima, o autoconhecimento e a motricidade das crianças. As atividades também incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.

Tecnologias Educacionais
Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Tecnologias Educacionais, tendo contato com softwares e aplicativos. Todas as atividades se conectam às vivências em sala de aula, promovendo novas conexões e desenvolvendo habilidades e competências.

Atividades Culturais e Saídas de Campo
O aprendizado em sala de aula é qualificado com a vivência de atividades em teatros, museus, fazendas e outros espaços visitados durante o ano.

Atividades Extras
Os pais podem optar pela modalidade Turno Integral, de forma que a criança permaneça na escola também no turno inverso ao de suas atividades curriculares, participando de oficinas diversas. O colégio também conta com o Grupo Escoteiro Tupã-Ci e atividades extraclasse de Futsal, Judô, Iniciação Esportiva, Ginástica Artística, Patinação, Balé, Teatro, Artes, Inglês e, a partir do 3º ano, Teclado, Violão, Clube do Livro e Robótica. A partir do 4º ano, são oferecidas outras atividades, como Vôlei, Orquestra e Dança de Rua.

Formação de Valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação
A avaliação é expressa por meio de uma Ficha de Acompanhamento Trimestral contendo os indicadores de avaliação do período, descritos por área do conhecimento e por componente curricular. Essa ficha revela o domínio dos estudantes sobre as competências desenvolvidas (conhecimentos, habilidades e atitudes) em três níveis: aprendizagem desenvolvida, aprendizagem em desenvolvimento e apresenta dificuldades.

Uniforme
O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Espaços Diferenciados
As salas de aula do 1º ano são planejadas com uma estrutura diferenciada. Os Anos Iniciais ainda contam com Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão, Pátios externos, Laboratório de Informática, Museu de Ciências e Centro Esportivo.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

Novo Espaço de Experimentação
Um ambiente pensado a partir da necessidade de um espaço pedagógico com plantas e espaços verdes, evidenciando os contextos ecológico e de experimentação científica no processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 1º ano EF. O Novo Espaço Infantil amplia o contato com a natureza e conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo.