Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores e dá início ao processo de consolidação das primeiras aprendizagens formais. Esse conhecimento é construído de forma envolvente e desafiadora, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Acolhida e Adaptação
Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado nas ações do programa de Acolhida e Adaptação: horário diferenciado de acompanhamento às famílias e apadrinhamento.

Educação Física
Por meio do esporte, os estudantes vivenciam momentos de cooperação e solidariedade e adquirem consciência corporal. Além de jogos, esporte e dança, a Educação Física trabalha preservação e organização de ambientes, hábitos de higiene, alimentação e qualidade de vida.

Língua Inglesa
Durante os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, o estudante desenvolve as competências necessárias para expressar-se e comunicar-se através do vocabulário e estruturas gramaticais da Língua Inglesa. Paralelamente, percebe e aprende a valorizar as diferenças culturais.

Formação do leitor
O incentivo à leitura começa desde cedo, contando com horários semanais de visita à Biblioteca, momentos especiais de hora do conto e leituras em sala de aula. O projeto Ciranda da Leitura tem sido desenvolvido nos Anos Iniciais e vem conquistando cada vez mais leitores. Tem por objetivo aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos estudantes através do conhecimento de diferentes gêneros textuais, autores e ilustradores, transformando a leitura em fonte de prazer, de conhecimento e de experiências com o imaginário e a criação.
A Biblioteca ainda promove o Clube do Livro, destinada às turmas do 3º ano à 8ª série do Ensino Fundamental, surgiu da ideia dos próprios estudantes que gostariam de discutir obras literárias durante os recreios, na Biblioteca. O projeto, que propõe encontros semanais, tem como objetivos promover o hábito e o prazer da leitura, divulgar dicas de livros, incentivando a leitura de obras literárias clássicas e estimular o uso dos espaços e acervo da Biblioteca.

Iniciação Científica
Em todos os anos as discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam ao estudante compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando a saúde, os seres vivos e não vivos, a cultura, as concepções de infância, família e sociedade, a sustentabilidade, entre outros. O objetivo é acompanhar o estudante na construção de formas de enxergar a sociedade sob diferentes enfoques, relacionando os fenômenos naturais, os seres vivos, os fatores abióticos, a Terra e o Universo, e a importância de cada um deles para com os outros e para com o equilíbrio do todo.

Filosofia
Estimular as habilidades de pensamento é o foco principal do Programa. Todas as atividades propostas aos estudantes possibilitam um pensar cuidadoso, crítico e criativo em que a investigação e o diálogo são desenvolvidos constantemente.

Expressão Corporal
Orientados por um professor especializado, os estudantes experimentam e desenvolvem a organização e a coordenação motora, a expressividade e a interpretação cênica e coreográfica.

Música
A Educação Musical desenvolve a concentração, a memória, a organização e a criatividade. Os estudantes vivenciam práticas individuais e coletivas, compondo e apreciando diferentes gêneros musicais e produções artístico-culturais.

Informática

Os estudantes partcipam de momentos semanais de aprendizado no Laboratório de Tecnologias Educacionais, tendo contato com sofwares e aplicatvos. Todas as atvidades são conectadas com o que é vivenciado em sala de aula, proporcionando a construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências.

Atividades Culturais e Saídas de Campo

O aprendizado em sala de aula é qualificado com a vivência de atividades em teatros, museus, fazendas e outros espaços visitados durante o ano.

Atividades Extras
Os pais podem optar pela modalidade Turno Integral, de forma que a criança permaneça na escola também no turno inverso ao de suas atividades curriculares, participando de oficinas diversas. O colégio também conta com o Grupo Escoteiro Tupã-Ci e atividades extraclasse de Futsal, Judô, Iniciação Esportiva, Ginástica Artística, Patinação, Balé, Teatro, Artes, Inglês e, a partir do 3º ano, Teclado, Violão, Clube do Livro e Robótica. A partir do 4º ano, são oferecidas outras atividades, como Vôlei, Orquestra e Dança de Rua.

Formação de Valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação
A avaliação é expressa por meio de uma Ficha de Acompanhamento Trimestral contendo os indicadores de avaliação do período, descritos por área do conhecimento e por componente curricular. Essa ficha revela o domínio dos estudantes sobre as competências desenvolvidas (conhecimentos, habilidades e atitudes) em três níveis: aprendizagem desenvolvida, aprendizagem em desenvolvimento e apresenta dificuldades.

Uniforme
O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Espaços Diferenciados
As salas de aula do 1º ano são planejadas com uma estrutura diferenciada. Os Anos Iniciais ainda contam com Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão, Pátios externos, Laboratório de Informática, Museu de Ciências e Centro Esportivo.
Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.