Colégios Maristas estão entre as 10 marcas mais relevantes do Estado

Na edição que marca os 20 anos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Instituto Qualidata e Jornal do Comércio, os Colégios Maristas conquistaram um destaque especial. A grande novidade desse ano foi a votação popular para definir as 10 marcas mais relevantes do Estado, na qual os Colégios Maristas e a PUCRS foram escolhidos pelo público dentro de uma lista que reunia as 60 organizações que mais vezes foram reconhecidas na história do prêmio.

Além do ranking surpresa, a premiação também revelou a tradicional lista das marcas preferidas e lembradas pelos líderes gaúchos em diversos segmentos. Na categoria Ensino Médio Privado, os maristas aparecem como a marca líder na lembrança entre os pesquisados e ainda ocupam a vice-liderança entre as preferidas.

No Marista Rosário, são atendidos centenas de jovens no Ensino Médio. Além de buscar contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias, os principais diferenciais do nível são:

Adaptação Curricular: Ocorre por meio do acompanhamento e à adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês letivo. Com isso, é possível retomar conteúdos considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem.

Foco nas avaliações externas: Para preparar para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária ampliada de 35 períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da UFRGS e do Enem, além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem com o Projeto Hábitos de Estudo.

Pensando no Futuro: Por meio de testes vocacionais, palestras e feiras, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas atividades voltadas para liderança e empreendedorismo.

Formação de Lideranças: O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos e também projetos específicos, como o Grêmio Estudantil (GER), Voluntariado, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Miniempresa.

Sobre o Marcas de Quem Decide

Mais de 400 empresários e empreendedores dos principais municípios do Rio Grande do Sul foram ouvidos no final do ano passado. A cerimônia de premiação ocorreu no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, e contou com a presença do gerente educacional dos Colégios Rede Marista, Luciano Centenaro, do coordenador administrativo dos Colégios da Rede Marista, Ernani Aranalde, e do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, além de outros gestores dos empreendimentos.

O projeto Marcas de Quem Decide avalia simultaneamente os índices de lembrança e preferência de marcas em mais de 100 setores da economia. A pesquisa é feita no Rio Grande do Sul, junto a gestores empresariais e profissionais liberais, distribuídos nos principais municípios com participação igual ou superior a 0,5% do PIB Gaúcho.

Gestores maristas receberam as premiações na FIERGS

Números da pesquisa

• 7 regiões