Educação Infantil

Buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, em que as potencialidades dos estudantes são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências diversifcadas, e a um pensar criterioso, cuidadoso, crítico e criativo.

Diferenciais apenas para os Níveis 2 e 3

Expressão Corporal
Orientados por um professor especializado, as crianças experimentam diferentes vivências corporais, trabalhando a organização e coordenação motora, expressividade e desenvolvimento psicossocial.

Música e Sonoridades
Através da música e das sonoridades a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazerm parte de seu meio social e de sua cultura. As crianças participam de momentos de improvisação com a descoberta dos objetos sonoros, além de experimentar e inventar.

Diferenciais para todos os níveis

Acolhida e Adaptação
Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado nas ações do programa de Acolhida e Adaptação: horário diferenciado de acompanhamento às famílias e envio do guia de orientações. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em  estímulos, facilitando o estabelecimento de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

Educação Tecnológica
A linguagem tecnológica gera novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual. Ao fazer uso das possibilidades virtuais interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar.

Linguagem Corporal
Trabalha o desenvolvimento do ser como um todo, através do conhecimento do corpo, suas possibilidades de ações e limitações. É uma ação planejada que pode se utilizar de vários elementos, como o esporte, a dança, o jogo e as brincadeiras.

Atendimento e Oficinas Nutricionais
Supervisionados por uma nutricionista, as turmas da Educação Infantil realizam oficinas de culinária periódicas em Refeitório próprio, aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável.

Iniciação Científica
Na Educação Infantil, acontecem encontros mensais de iniciação científica com a proposta de levar ao conhecimento das crianças o que é Ciências, como fazer uma pesquisa, como descobrir sobre determinados fatos ou assuntos. As atividades são definidas de acordo com o interesse e faixa etária de cada nível e têm como objetivo despertar para perguntas e respostas, elaborando hipóteses, gerando um olhar investigativo para possíveis descobertas.

Atividades Culturais e Saídas de Campo
O aprendizado em sala de aula precisa ser qualificado com a vivência de atividades que vão além do espaço da escola: teatros, museus, fazendas e outros espaços são visitados durante o ano.

Formação do Leitor
O incentivo à leitura é trabalhado de forma a tornar-se um hábito agradável e desafiante. Além da leitura em sala de aula, hora do conto e visitas à Biblioteca ampliam a forma de ver, sentir, interpretar e reinterpretar o mundo. O projeto Ciranda da Leitura é outra forma de aproximar o estudante da Literatura. Para promover a participação dos pais no desenvolvimento do hábito da  leitura, as crianças levam para casa livros e atividades a serem realizadas em família.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação

Na Educação Infantil, a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, com observação e registro, que chega aos pais na forma de relatório.

Uniforme
O uso do uniforme completo é obrigatório.

Atividades Extras
Os pais podem optar pela modalidade Turno Integral, de forma que a criança permaneça na escola também no turno inverso ao de suas atividades curriculares, participando de oficinas diversas. Além disso, o colégio oferece aulas extraclasse de Ginástica Artística, Balé, Artes, Judô, para o Nível 3, Idiomas e Capoeira a partir do Nível 2 e Corpo em Movimento a partir do Nível 1.