Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento.

O Ensino Médio, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Colégio obtém bons resultados no Enem 2015

Terceirão
O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM.

Adaptação Curricular
O projeto visa ao acompanhamento e à adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês de aula. Com isso, é possível retomar conteúdos e temas considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem a serem trabalhadas.

Foco no Enem e Vestibular
Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 35 períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da UFRGS e do Enem, além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem através do projeto Hábitos de Estudo e plantões permanentes de Redação.

Pensando no Futuro
Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras, o projeto de orientação profissional estimula o estudante a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas atividades voltadas para liderança, empreendedorismo, iniciação científica e participação em olimpíadas nacionais de diversas áreas do conhecimento.

Formação de Lideranças
O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos ao longo do ano, acompanhados pela Orientação Educacional. Possuímos também projetos específicos, como Grêmio Estudantil (GER), Voluntariado e Pastoral Juvenil Marista (PJM), nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e crítica.

Línguas
A Língua Inglesa é ministrada em dois níveis, sem diferenças no conteúdo, mas com abordagem diferenciada para atender aos níveis de conhecimento dos estudantes. Esse formato traz mais dinamismo às aulas e motivação aos estudantes, que percebem sua evolução. A Língua Espanhola também é oferecida no currículo de todo o Ensino Médio.

Produção textual
A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas no Ensino Médio ela ganha destaque, com carga horária intensificada.

Mente e corpo em forma
No Terceirão, o estudante pode optar por diferentes modalidades de Educação Física: atividades esportivas (esportes coletivos em geral), atividades diversificadas (jogos, técnicas de integração, caminhadas) ou Corpo e Mente (yoga e relaxamento).

Intercâmbio
O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano EF e 1º ano viajam para o Canadá, o 2º ano para a Inglaterra e o 3º ano para a Austrália e Nova Zelândia.

Formação de valores
O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Momentos de formação despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação
A avaliação acontece de forma qualitativa e quantitativa, através de trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7,0.

Estudos de Recuperação
Ocorrem de forma contínua e processual, sendo dirigidos aos estudantes com dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem. Os Estudos de Recuperação são oferecidos em aula, com revisões e atividades adicionais, além da oferta de aulas extras, em horários diferentes. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidades dos estudantes indicado pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Permanente semanal, após a primeira avaliações do trimestre até a avaliação trimestral.Após a realização dos Estudos de Recuperação, os estudantes têm a possibilidade de, por meio de prova trimestral, recuperar seu rendimento.

Uniforme
Para a prática da Educação Física, é obrigatório o uso de uniforme para todas as séries.

Nossos espaços
Um andar exclusivo é destinado ao Ensino Médio, com o Setor de Produção Textual, Auditório, Sala de Estudos e um Lounge para descanso, em um ambiente agradável e seguro. O Colégio dispõe de salas de aula temáticas para este nível, climatizadas e equipadas com lousa digital, além de Biblioteca, Centro Esportivo e Laboratórios de Informática, Física, Química e Biologia. Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

Atividades Extras
Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil Rosariense, Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Grupo de Voluntariado, Grupo de Jovens (Pastoral Juvenil Marista), Projeto Miniempresa (parceria Junior Achievement), Programa de pré-Graduação em Biociências (parceria PUCRS) e de grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Teatro (GTER). Além disso, podem matricular-se em atividades extraclasse de Robótica, Patinação e Inglês.