Hospital São Lucas oferece atendimentos de saúde na Festa Junina

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

por Raíza Caron e Gabriel Germano | 3º ano EM

Pela primeira vez, o Hospital São Lucas da PUCRS esteve presente na Festa Junina Rosariense, com o objetivo de fornecer atendimentos básicos de saúde às famílias Maristas.  O intuito do projeto era divulgar a integração das instituições Maristas, e oferecer aos participantes uma referência de saúde de um instituto com os mesmos valores do Colégio Marista Rosário. Além disso, também divulgar o Hospital, já que se situa em uma região geograficamente afastada da escola.  A iniciativa foi realizada por alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, que ofereceram serviços como a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), medição da pressão, controle da glicose e conselhos dentro da área da fisioterapia.

Participantes receberam atendimento do Hospital São Lucas | Créd. Raíza Caron

Segundo os organizadores, o evento foi bastante aderido, tanto por pais quanto por filhos, que tinham curiosidade e até mesmo preocupação médica. De acordo com Barbara Garnize, enfermeira graduada pela PUCRS, a ação foi eficiente, pois foram percebidos sintomas e possíveis complicações em várias pessoas. A enfermeira destaca o caso de um senhor de 93 anos que obteve, em suas verificações médicas, um diagnóstico e foi encaminhado para um atendimento por precaução.

Barbara parabenizou o Colégio pelo evento. “É muito importante ter esses tipos de atividade, onde se consiga associar saúde com o bem-estar da população, integrando os cuidados médicos com a música e a diversão”, afirma. Para ela, é visível que a iniciativa traz melhoras em qualidade de vida e bem-estar de todos os participantes do projeto.

Medição de glicose | Créd. Raíza Caron