Nutricionista dá dicas para passar um verão mais saudável

Com o verão se aproximando, estudantes e pais devem ficar ainda mais atentos na busca por uma alimentação saudável. O calor dificulta a digestão de refeições mais pesadas, com frituras e carnes gordas, por exemplo, já que perdemos mais líquidos por causa da transpiração. A nutricionista Juliana Armiliato lembra que é importante pensar em cardápios com vegetais, legumes, peixe e frango, mas também criar o hábito de beber água e sucos naturais. “Refrigerantes não matam a sede, somente enganam o organismo. A grande quantidade de sódio e açúcar faz com que o líquido não nos hidrate”, alerta.


Alimentação saudável é incentivada desde a infância

A profissional, que acompanha as refeições do Restaurante Sabor Família, conta que percebe um aumento contínuo do consumo de água pelos alunos no dia a dia. Esse costume será fortalecido com a suspensão da venda de refrigerantes e tônicas nas dependências do Colégio, a partir de 2017. Outras adequações também serão encaminhadas, como a não comercialização de gomas de mascar e a diminuição das opções de balas. Além disso, as cantinas darão preferência por lanches naturais e assados, incluindo outras opções mais saudáveis, e irão diminuir a oferta de produtos com excesso de açúcar.

Para as férias, uma boa dica são lanches de fácil preparo, como sacolés caseiros feitos de fruta. “Basta bater no liquidificador com iogurte, colocar nos saquinhos e deixar no congelador da noite para o dia. Fizemos para as crianças da Educação Infantil e elas adoraram”, conta Juliana.