Projeto de Vida é trabalhado na Semana das Profissões 2018

Para ajudar os jovens a pensar no seu Projeto de Vida, entre os dias 11 e 15/6, o Marista Rosário promove a Semana das Profissões 2018. Este ano, cada nível de ensino irá trabalhar um eixo: Tecendo Trajetórias (8º ano EF), Trajetórias (9º ano EF), Autoconhecimento (1º ano EM), Juventudes (2º ano EM) e Protagonismo (3º ano EM).

Veja as matérias do Projeto Eu, Repórter

Assim como em 2017, os estudantes do Projeto Eu, Repórter criaram um slogan para o evento: “Conecte-se com o futuro. A oportunidade para o amanhã é agora.” Diversas oficinas, testes vocacionais, palestras, bate-papos e visitas à PUCRS fazem parte da programação.

Confira todas as atividades – divulgadas apenas online, uma novidade para esse ano pensando na sustentabilidade do evento:

Uma das atividades da Semana das Profissões de 2017

Tema presente desde a Educação Infantil

Embora os assuntos abordados na Semana das Profissões sejam de interesse principal dos jovens, a Educação Infantil e os Anos Iniciais também participam. Pesquisas e brincadeiras possibilitam que os estudantes conheçam o cotidiano de diversas carreiras, podendo assim, construir os seus projetos de vida, baseando seu conhecimento em aspectos como a realidade social, econômica e cultural em que vivem. Durante o período, os educadores propõem tarefas, leituras e brincadeiras que permitiram aos estudantes conhecer o cotidiano de diversas profissões.

As turmas do 5º ano EF, por exemplo, realizarão uma exposição intitulada Mulheres Fazendo História, que reunirá atividades desenvolvidas a partir das histórias femininas que se destacaram em diferentes áreas do mercado de trabalho. Será entre os dias 12 e 15/6, no Hall de Entrada do Prédio A.

Nos 6º e 7º anos EF, os estudantes farão entrevistas com suas famílias e depois, durante as Assembleias de Turma, apresentarão para os colegas. Na oportunidade, será falado sobre a importância das escolhas ao longo da vida, que já se iniciam durante a vida escolar.