Segurança cibernética é tema de palestra do Ensino Médio

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio, entre eles, a Semana das Profissões. Confira uma das matérias:

Por Agatha Duarte Bicca e Eduarda Marques | 1º ano EM

Na manhã de 15/6, as turmas de 1º ano EM assistiram a uma palestra sobre segurança cibernética para jovens, ministrada por Jéferson Campos Nobre e Luciano Ignaczak, professores do curso de Segurança da Informação da Unisinos.
A oficina contou com diversas dinâmicas cujo objetivo foi conscientizar e alertar os adolescentes, com o uso da internet: “pois ela foi feita para fornecer informação e não para ser segura”, afirma Luciano.

Os palestrantes explicaram diversos termos como Botnets, que são pessoas que atacam usuários na internet para utilizar seus computadores para investir contra empresas e outros servidores. Catfish, um exemplo são os perfis criados para sites de relacionamentos online.

Uma curiosidade sobre o assunto foi que cerca de 230 milhões de perfis falsos foram criados até o final de 2017. Algo que chocou muito os estudantes foi o fenômeno Phishing, sendo uma técnica fraudulenta para obtenção de informações privadas. Esse e diversos outros fenômenos já causaram suicídios e casos de depressão em todo o mundo.


Atividade realizada na sexta. Crédito: Eduarda Marques

Todos os assuntos e dinâmicas abordadas durante o bate-papo fez com que as pessoas passem a ter uma visão diferente da internet, tomando precauções. Ao final, ocorreu um jogo que contava com perguntas sobre o tema abordado.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.