Turmas do 1º ano EM participam de Sarau Literário

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio, entre eles a 25ª Feira do Livro Rosariense.

Confira uma das matérias:

Por Clara Costamilan | 1º ano EM

No dia 10/10, as turmas do 1º ano EM participaram de um Sarau Literário sobre o livro A Confissão da Leoa, de Mia Couto, com o professor de Literatura Altair Martins. A atividade faz parte da 25ª Feira do Livro Rosariense.

O livro fala sobre ataques de leões que aterrorizam uma aldeia moçambicana. Vindo da capital com a missão de liquidar as feras, um caçador se vê enredado em intrigas, mitos e traições. A autora fala de uma África onde o desejo de liberdade enfrenta formas modernas e ancestrais de opressão.

Segundo o professor Altair Martins, a obra aborda a questão da violência contra a mulher e nos faz perceber que às vezes os valores de machismo e opressão não são culpa de um indivíduo, mas de uma cultura social. “Acho que na Confissão da Leoa tem isso, uma cultura já de gerações; espancamento, de transformar as mulheres em objetos — as filhas são praticamente mercadoria, e nos faz refletir até que ponto aquela realidade é só africana, quantas coisas dessa realidade ainda acontecem no Brasil, é uma das reflexões possíveis do livro, que me fez escolher essa leitura para o 1º ano EM”, destaca o educador.


Professor Altair no Sarau Literário | Créd. Clara Costamilan

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.