Veja dicas de alimentação para as férias

Os cuidados com a alimentação devem estar entre as prioridades de estudantes e familiares ao longo de todo o ano, mesmo nas férias escolares. Apesar da mudança da rotina durante o período, há diversas opções de atividades que podem ser feitas para estimular bons hábitos, como piqueniques e lanches coletivos. “Vários alimentos podem ser feitos pelas próprias crianças, como sanduíches, pão de queijo, bolos e sucos. Preparar a própria comida é um ótimo estimulante e ajuda os alunos a escolherem opões mais saudáveis”, conta a nutricionista do Marista Rosário, Ana Cláudia Gonçalves.

Preparar alimentos junto com as crianças é uma boa forma de incentivo

Outra dica importante é o local onde nos alimentamos. “Uma das maiores causas da obesidade na infância é comer assistindo televisão. Como ela inibe a sensação de saciedade, acabamos consumindo muito mais do que o necessário, pois direcionamos nossa atenção somente para a tela”, explica Ana Cláudia. O ideal é que as refeições sejam feitas em ambientes tranquilos e, sempre que possível, junto a familiares e amigos, para que haja um encorajamento mutuo à alimentação saudável.

O Marista Rosário acredita que ações integradas entre família e escola favorecem a assimilação mais rápida e duradoura de hábitos saudáveis. Entre as ações realizadas, está a suspensão de venda de refrigerantes e tônicas nas dependências do Colégio