Grupo de Voluntariado recebe prêmio nacional

No dia 20 de agosto, o Grupo de Voluntariado do Colégio Marista Rosário, formado por cerca de 70 estudantes da 8ª série e Ensino Médio, recebeu o prêmio Top Ser Humano 2014 Oswaldo Checchia, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, na categoria Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/Organização Cidadã. A Direção da escola e a educadora que acompanha o Grupo, Grace Paula Menna Barreto, receberam o troféu em São Paulo. Em 2013, o mesmo grupo foi agraciado com o Prêmio Top Cidadania, concedido perla ABRH RS. O Marista Rosário foi a única escola agraciada no evento.

Grace Paula recebeu o prêmio em nome de todos os voluntários que já participaram do Grupo

O destaque torna a instituição próxima da visão de futuro, prevista no planejamento estratégico 2012-2022: Ser referência nacional em educação integral de excelência, com a marca da inovação e da gestão sustentável.

Sobre o Grupo de Voluntariado:

O Grupo proporciona experiências de voluntariado em equipes organizadas, contribuindo na formação dos estudantes como cidadãos e cristãos capazes de fazer a diferença nos diversos ambientes por onde circulam. Suas atividades são coordenadas pelo Setor de Pastoral Escolar e contam com o acompanhamento de uma Agente de Pastoral.

Durante todo o ano letivo são realizadas atividades sistemáticas nas seguintes instituições de Porto Alegre: Asilo Padre Cacique, Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus, Centro Social Marista Ir. Bortolini e Lar Santo Antônio dos Excepcionais. Antes das ações, os jovens participam de encontros destinados à preparação de dinâmicas de abordagem e interação com as crianças ou idosos que garantem maior integração e efetivação dos objetivos. Normalmente são realizadas oficinas de teatro, pinturas de rosto, mágicas, brincadeiras, muitas vezes concebidas pelos próprios voluntários, através de sua formação escolar.