Programa de Solidariedade

O Colégio Marista Rosário promove sistematicamente ações de cunho solidário que envolvem toda a comunidade escolar. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, diferentes projetos possibilitam a prática da solidariedade. O programa visa o olhar crítico sobre a realidade em que estamos inseridos e a formação de agentes transformadores. As atividades são realizadas ao longo do ano em campanhas específicas e permanentes.

Confira como participar:

Campanha Permanente

Duas caixas de doações, uma no hall no prédio A, ao lado da Cantina, e outra no 3º andar do prédio B, ficam à disposição durante todo o ano para doação de roupas, calçados, material de higiene pessoal, material escolar e fraldas geriátricas. Os bens recebidos são encaminhados a diferentes instituições dependendo da necessidade de cada uma. Entre elas estão: Hospital São Lucas, Diaconia Santa Isabel, Paróquia da Pompeia, Centro Social Marista Ir. Bortolini, Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus.

Natal Solidário

Entre novembro e dezembro, o Marista Rosário incentiva a entrega de presentes para crianças e jovens das Unidades Sociais Maristas de Porto Alegre. Em 2015 foram entregues brinquedos nas Escolas Maristas de Educação Infantil Renascer (no bairro Mário Quintana), Menino Jesus (no Loteamento Santa Isabel), Aparecida das Águas e Tia Jussara (ambas na Ilha Grande dos Marinheiros). Os jovens dos Centros Sociais Maristas Aparecida das Águas (na Ilha Grande dos Marinheiros) e Irmão Bortolini (loteamento Santa Teresinha) receberam tênis de presente.

Gincana, Olimpíada Rosariense e Seminário de Leituras Obrigatórias

A inscrição em eventos como a Gincana, a Olimpíada Rosariense e o Seminário de Leituras Obrigatórias se dá, também, perante a doação de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, roupas ou fraldas geriátricas que, por sua vez, são destinadas em especial, ao Lar de Excepcionais Santo Antônio e Asilo Padre Cacique. Esta prática, além de incentivar o olhar ao outro convida os jovens para a entrega das doações nas entidades. A participação neste momento aproxima as realidades e dá sentido especial à doação.

Corrida pela Vida e Corrida para Vencer o Diabetes

O colégio apoia o Instituto do Câncer Infantil, com a Corrida Pela Vida, e o Instituto da Criança com Diabetes com a Corrida para Vencer o Diabetes. A cada ano, comercializamos as camisetas das iniciativas e divulgar as ações, promovendo conhecimento do público interno para as campanhas.

Campanhas específicas

No decorrer do ano, ocorrem campanhas pontuais. As necessidades apontadas pelas instituições atendidas, quando necessário, iniciam uma nova ação, como por exemplo, a campanha das meias, em razão do frio rigoroso.

Grupo de Voluntariado

Uma vez por semana, o Grupo de Voluntariado reúne-se no colégio para pensar, organizar e desenvolver ações que atendam instituições parceiras. Os estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, visitam o Asilo Padre Cacique, o Centro Social Marista Irmão Bortolini e a Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus (no loteamento Santa Teresinha) periodicamente e realizam diferentes atividades. O grupo teve reconhecimento de suas ações com a conquista dos prêmios: Top Cidadania, concedido em 2013 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Top Ser Humano 2014 Oswaldo Checchia, em 2014, um reconhecimento nacional da ABRH.

Pastoral Juvenil Marista

Os encontros dos grupos de jovens do Marista Rosário são semanais, onde desenvolve-se a mística da espiritualidade marista, bem como  a formação de lideranças entre os adolescentes. Um dos meios para isso é a idealização e prática de atividades com o Centro Social Marista Santa Isabel, na Vila Safira Nova. Outras ações da PJM visam o protagonismo juvenil, o olhar sustentável e solidário em relação ao mundo e ao outro.

Grupo Escoteiro Tupã-Ci

Além das atividades em contato com a natureza, o grupo escoteiro Tupã-Ci tem como meta a prestação de serviço à comunidade. Os estudantes mantêm relacionamento direto com a Associação de Mães na Ilha Grande dos Marinheiros e participam do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, promovendo a entrega de donativos em diferentes instituições.

Com o Programa Solidariedade queremos atender a um dos princípios do documento Projeto Educativo do Brasil Marista: “A cultura da solidariedade e da paz promove a participação em atividades que transcendem o âmbito dos interesses individuais e familiares, propiciando vivenciar a sensibilidade, a corresponsabilidade e a alteridade. Educamos na e para a solidariedade, acolhendo a diversidade e promovendo o diálogo, a amorosidade e o respeito.”.

Participe você também!