Colégio promove Oficina de Pensamento Computacional

Estudantes do 9º ano EF e 1º ano EM do Colégio terão a oportunidade de participar de uma Oficina sobre Pensamento Computacional, capacitação com foco na introdução à programação. Serão três módulos, sempre às quartas-feiras, das 15h10 às 17h05, iniciando no dia 21/6.

As aulas serão ministradas pelos educadores Saulo Caetano, Patricia Cavedini e Roxane Miranda. O objetivo é criar histórias, animações e jogos interativos. Os inscritos participarão da Hora do Código (code.org) e aprenderão os conceitos fundamentais de programação através da Scratch, linguagem gráfica de programação inspirada nos blocos do Lego, que foi criada pelo Massachusetts Institute Of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

Os módulos serão nos dias 21 e 28/6, 5, 12 e 19/7. Confira os conteúdos de cada módulo:

Módulo 1:

1ª aula: O que é o Pensamento Computacional, conceito que vai além da capacidade de programar, pois requer pensar sobre dados e ideias, combinar recursos para então, com essa atividade mental, resolver problemas. Execução de exercícios práticos analógicos.
2ª aula: Nivelamento dos estudantes inscritos. Começar a usar os recursos de programação do Code.Org, projeto norte-americano criado com o objetivo de oferecer alternativas de aprendizagem de programação, de forma confortável, para meninos e meninas.
3ª aula: Começar a usar o Scratch
4ª aula: Programar com o Scratch
5ª aula: Programar com o Scratch

Módulo 2:

1ª aula: Conhecer o Scratch for Arduino (S4A)
2ª aula (2ª semana): Conhecer o Scratch for Arduino (S4A)
3ª aula (3ª semana): Trabalhar com o Scratch for Arduino (S4A)
4ª aula (4ª semana): Trabalhar com o Scratch for Arduino (S4A)
5ª aula (5ª semana): Trabalhar com o Scratch for Arduino (S4A)

Módulo 3:

Construção de maquetes automatizadas.
Introdução à robótica educacional.

Serão oferecidas 20 vagas. As inscrições ocorrem de 12 a 16/6, com Roxane, no Laboratório de Informática 4 (4º andar do Prédio A), na sala 463 ou na Sala da Coordenação Pedagógica (1º andar do Prédio A). Se houver muitos inscritos, haverá um sorteio no dia 19/6. Ao final das oficinas, os rosarienses ganharão certificado de participação. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.