Dia do Educador: reconhecimento à Irmã Genoveva

Celebramos o dia do Educador em 15 de outubro e, neste ano, o Colégio separou algumas histórias de dedicação que representam rosarienses de diferentes áreas. A primeira delas descreve a caminhada da Irmã Genoveva Guidolin, que ingressou no Marista Rosário no final da década de 1960, quando o sistema de ensino passou a ter meninas nas salas de aula.

Natural de Nova Prata - RS, ela se formou em História e Geografia na Universidade Católica de Pelotas. Anos mais tarde, já morando em Porto Alegre, fez mais uma graduação em Pedagogia na PUCRS.

Foi professora de Geografia, História e Moral e Cívica e Orientadora Educacional de 1974 a 2006. De lá pra cá, vem atuando como Agente de Pastoral Escolar e sua rotina se divide entre a participação em formações e as recorrentes entregas de doação do Programa Solidariedade. "Apesar do meu dia a dia ser agitado, vejo como é importante você dar atenção às pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou não. Hoje em dia, a solidariedade passa também pelo carinho, pelo afeto. Está também na sensibilidade de perceber as necessidades emocionais de quem está ao nosso lado todo o dia" ressalta a Genô - como é carinhosamente chamada.

Genô é uma das porta-vozes de campanhas solidárias

Como educadora de diversas gerações, Genô é lembrada por estudantes, ex-alunos e colegas de profissão, graças ao carinho e o respeito dos que convivem com ela. Em 2013, recebeu o Prêmio Educação RS, concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino – Sinpro-RS. Além disso, tem o título de Benfeitora Marista por serviços prestados à instituição e à Rede Marista como um todo.

Durante o Prêmio recebido em 2013

Dia do Educador no Colégio

Até o dia 20/10, acompanhe histórias que buscam valorizar e representam a atuação de todos os educadores, incluindo setores como Tesouraria, Secretaria e Higienização. Além disso, o Colégio celebrará a data com homenagens nas salas dos Professores e um show no dia 20/10.

Cida Almeida

Pense em uma pessoa disponível, que sempre te acolhe com um sorriso ou palavra carinhosa! Pensou na irmã Genoveva. Coração imenso, sempre pronta para aprender e mais ainda, ensinar pelo exemplo. Tive o privilégio de trabalhar com a Geno, no Sevigne e também no Rosário com quem aprendi grandes ensinamentos de generosidade e simplicidade.

Leandro

Qualquer homenagem para a Genô vai ser sempre merecida. A História do Rosário se confunde com a história dela... Beijo grande, amada Genô!!!

Ivo Cadaval Jr.

Justa e merecida homenagem a queria Irmão Geno que é exemplo de educadora a ser seguida por todos! Parabéns a todos os Educadores da Rede Marista!

Leandro Dias

Parabéns a querida Irmã Genoveva, que como uma grande educadora, é nosso exemplo e eterno agradecimento a ela e a todos os educadores em seu dia.