Uma história centenária

O Colégio Marista Rosário possui uma reconhecida trajetória na educação iniciada em 7 de fevereiro de 1904.

A instituição foi construída por diversas gerações, começando quando os Irmãos Géraud Dethoôr e Ambrosi Michel assumiram a Escola Nossa Senhora do Rosário, que funcionava em duas salas da igreja paroquial de mesmo nome, na área central de Porto Alegre.


Imagem antiga da fachada do Prédio da Praça Dom Sebastião

Em 1908, a escola foi transferida para um prédio situado na Rua Riachuelo e em 1913, mais uma mudança, para o antigo Seminário, atual edifício situado atrás da Catedral Metropolitana, na área administrativa da Arquidiocese.

O atual prédio, na Avenida Independência, foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1927.

Outra data importante é 12 de março de 1931, quando foi criado o Curso Superior de Administração e Finanças, marco inicial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS.

O prédio do Colégio foi sendo modificado e constituído em partes. Em 1940 foi concluído o prédio onde está atualmente a sala de professores. No ano de 1944 era inaugurado o prédio da esquina da Praça Dom Sebastião, onde atualmente está a área administrativa, que na época recebia as aulas das faculdades da PUCRS.

Em 1948 foi inaugurado o segundo prédio, em continuação ao anterior, junto à Praça Dom Sebastião até a rua Irmão José Otão. Ali funcionavam as aulas dos cursos da PUCRS e o Curso Colegial do Rosário. Em 1967 a PUCRS transferiu-se para o campus da Av. Ipiranga e toda a área ficou identificada como Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário.
 
Até os anos 60 o Colégio recebia alunos internos originários de vários municípios do interior; em 1969 matricularam-se as primeiras mulheres nas turmas de Ensino Médio, já nos cursos noturnos a presença feminina acontecia há alguns anos; os alunos mudaram sua aparência, até a década de 60 sempre uniformizados como se fossem militares e depois como esportistas. 
 
Em 1974, o Colégio possuía diversos cursos profissionalizantes, entre eles: Técnico em Estatística, Publicidade, Eletrônica e Mecânica. No início dos anos 1980 o Colégio reassumiu seu olhar mais voltado à formação integral de crianças e jovens. Em 1982, a escola possuía mais de 3mil estudantes, da pré-escola ao 1º e 2º Grau.
 


Foto do início da década de 1990

 
Em 2004, o Colégio preparou uma série de atividades em celebração ao Centenário da escola. Foi organizada uma exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre, lançado oficialmente o site e o Memorial do Rosário. Em outubro, foi realizada no Grêmio Náutico União a Festa dos 100 anos, além de missa e um grande reencontro da banda marcial.
 
Depois de quatro anos de construção, uma área de 21,7 mil m² que contempla espaços de convivência e de novos serviços foi entregue à comunidade educativa em 23 de março de 2010. O novo prédio, situado na área do antigo campão, conta com dez pavimentos, estacionamento, área de embarque e desembarque, espaço exclusivo para Educação Infantil, auditório, laboratórios, restaurante, área de convivência, entre outros espaços.
 
 
Hoje, o Colégio Marista Rosário possui mais de 2900 estudantes e conta com o trabalho de aproximadamente 360 educadores, que atuam diariamente na missão de construir conhecimentos e formar para valores humanos.
 

Fonte: Livro Colégio Marista Rosário – Lições para a vida inteira, de Nadir Bonini Rodrigues

Hino
Confira a letra e faça download do Hino Rosariense, com letra de Ir. Roberto Teódulo e música de Celso Pedro Luft.