15ª edição do MArte será realizada entre 20 e 22/6

Entre os dias 20 e 22/6 será realizada a 15ª edição do Projeto MArte, Maristas em Arte. Nesse evento, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio, realizarão apresentações de peças teatrais, as quais serão julgadas por uma equipe de cinco jurados e receberão premiações.

O MArte surgiu em 2002 como um projeto no componente curricular da disciplina de Artes, do 1º ano do Ensino Médio.  O projeto incentiva os jovens à experimentação da dramaturgia por meio de oficinas e apresentações artísticas. Há 15 anos, as turmas ficam à frente de toda a montagem das peças teatrais, desde roteiro até o figurino.

Uma das principais características do Projeto MArte é o desenvolvimento do trabalho em grupo, no qual a troca de ideias pode ser potencializada, promovendo, assim, o desenvolvimento de outras habilidades, como trabalho em equipe, responsabilidade, comprometimento, liderança... Além do contato com o público durante as apresentações artísticas.

Em 2017, o Maristas em Arte foi Ouro no Prêmio Inovação em Educação, Categoria Área Fim do Sindicato do Ensino Privado Gaúcho, em que concorreu com vários Cases desenvolvidos por escolas do Rio Grande do Sul. A 15ª edição do MArte será realizada de 20 a 22/6, no Salão de Eventos do Colégio, às 19h e é aberta ao público.

Apresentação realizada na 14ª edição do MArte, 2017

Programação:

1º dia – 20/6 - 19h

1º peça – Felicidade clandestina. Conto: Felicidade clandestina de Clarice Lispector.

Diretor: Renato Moessner Loureiro

Sinopse: A peça narra a história de uma menina em busca de sua felicidade, mas para alcançá-la deve persistir e superar o bullying.

2º peça – A força humana. Conto: A força humana de Rubem Fonseca.

Diretor: Samuel Caurio Felker

Sinopse: A história de dois lutadores de boxe, de personalidades distintas, vivem com suas famílias e treinam em suas academias para a Final do Mundial de Boxe. Suas personalidades mostram a trajetória em direção a uma luta épica.

3º peça – Feliz aniversário. Conto: Feliz aniversário de Clarice Lispector.

Diretora: Theodora Soares Menna Barreto

Sinopse: Tem como cenário o aniversário de oitenta e nove anos de Dona Anita, a família se reúne em Copacabana, na casa da aniversariante, para comemorar a data.

2º dia – 21/6 - 19h

1º peça – Feliz ano novo. Conto: O pirotécnico Zacarias de Murilo Rubião.

Diretora: Júlia Rodrigues Tarragô

Sinopse: Após um terrível acidente em meio às festividades de ano novo, o jovem Zacarias reflete sobre suas escolhas, a relação com a namorada e a mãe, e sobre a necessidade de mudar, aproveitando cada momento disponível.

2º peça – O peru de natal. Conto: Peru de natal de Mário de Andrade.

Diretora: Marina Pires Vargas Bolzan

Sinopse: Juca, a filha mais velha de uma família patriarcal e preconceituosa, vive difíceis situações em seu dia a dia, distanciando-se, assim, cada vez mais de seu sonho de ser uma dançarina. Após de ocorrida uma tragédia, sua vida muda totalmente.

3º peça – Uma família quase imperfeita. Conto: Uma senhora de Marcos Rabelo.

Diretora: Rafaela Siqueira Lovato

Sinopse: A família Jacobs é uma das mais importantes do bairro Maravilha. O pai, Manuel, é um coronel aposentado que cria seus dois filhos, Michel e Catarina, rigidamente junto com sua esposa Karine, que se dedica a cuidar da casa junto com os empregados James, Neide e  Suellen.

4º peça – Aqueles dois. Conto: Aqueles dois de Caio Fernando de Abreu.

Diretora: Bruna Ruchiga Pinto

Sinopse: Raul e Saul eram apenas dois colegas de trabalho que viviam felizes, um com sua noiva e o outro com sua esposa. Até que um dia Raul é abandonado no altar em seu casamento e Saul é traído. Os dois se aproximam na tentativa de se ajudarem e seguir em frente, porém ninguém contava como fato de que isso pudesse ser o motivo para a formação de um novo casal na história. Com alguns dramas, um pouco de romance e muita comédia, “Aqueles dois” traz uma reflexão sobre o preconceito e a importância do apoio familiar em qualquer situação.

3º dia – 22/6 - 19h

Premiação das peças.