EDUCAÇÃO INFANTIL

Nos primeiros anos de vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. 

 

AUTOCONHECIMENTO

Reconhecer e respeitar a individualidade de cada criança contribui para que ela desenvolva autoconhecimento, confiança e autonomia. Pessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. 

FORMAÇÃO DO LEITOR

Envolver educadores, estudantes e famílias com o intuito de promover o gosto pela leitura é o objetivo do projeto Contador de Histórias. Os livros são levados para casa, para que no retorno à sala de aula, sejam interpretados com o protagonismo de cada estudante. Outras atividades, como hora do conto e Autor Presente, complementam esse trabalho, criando espaços de troca e aprendizagem.

POESIA E MUSICALIZAÇÃO

O processo de alfabetização e letramento perpassa por diferentes práticas pedagógicas. Ao escutar poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras, as crianças passam a compreender melhor a linguagem falada. Já a musicalização e a socialização, por meio de atividades lúdicas que envolvem canto, execução de instrumentos e brincadeiras com música. 

PROTAGONISMO INFANTIL

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços, como o Ateliê de Arte, e utilizam materiais artísticos, pedagógicos e naturais, como conchas e folhas secas.

AMBIENTES:

  • Parque Infantil
  • Laboratórios (Matemática, Ciências, Robótica e Informática)
  • Sala de Psicomotricidade
  • Salas de Multimídia (com lousa interativa)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras esportivas ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Sala de Dança
  • Biblioteca Infantil
  • Ateliê de Arte

EXTRACLASSE:

AVALIAÇÃO:

Na Educação Infantil, a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, realizada a partir da observação processual do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens. A família é comunicada trimestralmente das conquistas e obstáculos à aprendizagem da criança, por meio de pareceres descritivos.
 
 
SEGURANÇA:

Requisitos para a Educação Infantil

  • Nível 1: 3 anos completos até 31 de março
  • Nível 2: 4 anos completos até 31 de março
  • Nível 3: 5 anos completos até 31 de março