Educação Infantil

Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Nesta fase, em especial, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Projetos e atividades

Cuidando da Vida
A formação de hábitos saudáveis através de uma boa alimentação é o objetivo deste projeto, que visa destacar a relação entre a saúde e a escolha dos alimentos de forma lúdica e criativa.
 
Preservando o meio ambiente
A educação ambiental é um dos diferenciais da formação oferecida no Colégio Marista Santa Maria. Através deste projeto, a criança é incentivada, desde cedo, a cuidar do meio ambiente, desfrutando dos espaços com cuidado e admiração.
 
Poesia todo o dia
Pelo seu caráter lúdico, a poesia encanta a criança. Ouvir poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras são atividades que desenvolvem a consciência fonológica, habilidade indispensável para a formação da competência linguística.
 
A robótica educacional é uma ferramenta para o estudante desenvolver o interesse pelas novas tecnologias e as suas potencialidades, favorecendo a interdisciplinaridade e promovendo a integração de diversas áreas. A robótica também tem como objetivo de valorizar o trabalho em equipe, a cooperação e principalmente a possibilidade de aliar o conhecimento à prática, de forma lúdica e criativa.
 
Musicalização Infantil
Integra sensibilidade, expressão, movimento e  socialização desenvolvendo a musicalidade da criança através de atividades musicais lúdicas envolvendo canto, execução de instrumentos musicais variados e brincadeiras com música. A musicalização tem os objetivos de potencializar vivências musicais, desenvolver a expressão e criatividade e contribuir para a formação integral da criança.
 
Adaptação ao Ensino Fundamental
Orientação e preparação da criança para a passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste projeto é inserir o estudante da Educação Infantil na rotina dos Anos Iniciais para garantir que este momento de transição aconteça de forma saudável e sem rompimentos bruscos. 
 

Ambientes

  • Parque Infantil
  • Laboratórios (Matemática, Ciências, Robótica e Informática)
  • Sala de Psicomotricidade
  • Salas de Multimídia (com lousa interativa)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras esportivas ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Sala de Dança
  • Biblioteca Infantil
  • Ateliê de Arte

Extraclasse

Avaliação

Na Educação Infantil, a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, realizada a partir da observação processual do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens. A família é comunicada trimestralmente das conquistas e obstáculos à aprendizagem da criança, por meio de pareceres descritivos.
 

Segurança

Requisitos para a Educação Infantil

  • Nível 1: 3 anos completos até 31 de março
  • Nível 2: 4 anos completos até 31 de março
  • Nível 3: 5 anos completos até 31 de março