ENSINO FUNDAMENTAL | ANOS INICIAS E FINAIS

ANOS INICIAS| 1º AO 5º ANO EF

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

AULAS ESPECIALIZADAS

Nos anos Iniciais, o curriculo também comtempla Educação Física e Musical. Essas aprendizagens contribuem para o desenvolvimento da motricidade, da autoestima e do autoconhecimento da criança. Além disso, constituem um meio de integração social, ampliam o repertório dos estudantes e estimulam diferentes habilidades.

FAMÍLIA E ESCOLA JUNTAS

Acreditamos que o diálogo e a parceria com as famílias são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Essa integração vai desde a acolhida até o envolvimento dos pais na realização das tarefas  de casa, incluindo também a participação nos encontros de planejamento e projetos pedagógicos. Tudo isso ocorre por meio da valorização da escuta e dos laços afetivos em uma relação de confiança e bem-estar.

TENCOLOGIAS EDUCACIONAIS

As atividades pedagógicas vivenciadas em sala de aula são conectadas com momentos de aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Educacionais, a partir do contato com softwares e aplicativos. Esse trabalho proporciona a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, a cooperação e o trabalho em equipe.

RECREIOS ORIENTADOS
O projeto faz um resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Além de organizar o recreio das crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, oferecendo diferentes possibilidades de recreação, o projeto promove integração e harmonia entre os estudantes.
 
AMBIENTES:
  • Parque Infantil
  • Laboratórios (Matemática, Ciências, Robótica e Informática)
  • Sala de Psicomotricidade
  • Salas de Multimídia (com lousa interativa)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras esportivas ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Sala de Dança
  • Biblioteca 

AVALIAÇÃO

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação é expressa trimestralmente através de parecer descritivo elaborado pelo professor, que avalia o domínio de competências em termos de conhecimentos, atitudes e habilidades.
 
 
ANOS FINAIS| 6º AO 9º ANO 
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.
 
 
 
 

METODOLOGIA INOVADORA

Nos Anos Finais, o currículo é organizado por áreas do conhecimento e a aprendizagem se dá por meio de sequências didáticas. Esta metodologia integra diferentes saberes, porpondo aos estudantes tarefas e desafios que incentivam o desenvolvimento de competências como protagonismo, capacidade analítica e trabalho em equipe. 

DESAFIOS DE CONHECIMENTO

Por meio de simulados, avaliações e projetos pedagógicos, encentivamos nossos estudantes a participarem das Olimpíadas de Conhecimento como: Astronomia e Astronáutica (OBA), Matemática (OBMEP) e Física (OBF). O objetivo é desafiá-los a ampliar as aprendizagens que transcedem o ambiente escolar e também despertar talentos nas diferentes áreas do conhecimento. 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Aliando a teoria à prática, os estudantes são estimulados a desenvolver projetos de inciação científica sobre temas da atualidade. As pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do saber, e as produções são apresentadas em feiras pormovidas no Colégio e na Mostra Marista de Iniciação Científica, realizada na PUCRS.

LIDERANÇA E SOLIDARIEDADE

 projeto Liderar incentiva o protagonismo, a autonomia e a convivência, por meio da ação conjunta de representantes de turma, do Grêmio Estudantil e da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Há também a Oficina de Brinquedos, que estimula o voluntariado e o exercício da solidariedade, formando cidadãos comprometidos com a sociedade.

VIVÊNCIAS SOLIDÁRIAS

Propiciam aos estudantes maristas experiências de solidariedade e partilha, as quais despertam sentimentos de irmandade, de amizade, de compaixão, de cidadania, de amor ao próximo e de valorização da vida.

PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS

Estratégias pedagógicas orientadas pelos monitores dos Laboratórios de Biologia/Ciências, Física, Matemática e Química, que visam oportunizar ao estudante espaços de estudo e tira-dúvidas durante o contraturno.

MOMENTOS DE FORMAÇÃO

Momentos privilegiados de estudo, reflexão, convivência, autoconhecimento e práticas solidárias. A proposta visa à construção de um projeto de vida que tenha como base os valores cristãos e a promoção do ser humano como ser ético.

CORAL

A prática de cantar expressa sentimentos, emoções e é também um exercício para a mente e consciência do corpo. Cantando desenvolve-se a percepção e é despertado o gosto pela estética musical. O Canto Coral como instrumento de musicalização e educação musical proporciona o contato com diferentes repertórios que trabalham os conteúdos musicais de forma integral. É, também, veículo de interação, convivência, sociabilidade, dinamismo, disciplina, compromisso, entrosamento, solidariedade, companheirismo e confiança. O canto coral dentro do Colégio Marista Santa Maria foi valorizado e praticado por muitos anos, destacando-se em Santa Maria e região pela qualidade musical de seus grupos. No ano de 2013, constituiu-se um novo coral visando resgatar esta prática dentro da comunidade escolar e objetivando potencializar o conhecimento musical dos alunos, garantindo uma formação musical mais abrangente, além de promover a interação e o trabalho em grupo entre alunos de turmas diferentes.

AMBIENTES

  • Sala de aula climatizada e com lousa digital interativa
  • Biblioteca informatizada
  • Laboratórios tecnológicos (informática, lousa interativa e robótica educacional)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Laboratórios de Biologia, Física e Química
  • Salão de Eventos
  • Parque Esportivo Marista (Cerrito)
  •  

AVALIAÇÃO

Nas Séries Finais do Ensino Fundamental, o resultado da avaliação do estudante é expresso através de nota trimestral, de zero a dez, por componente curricular.