Ensino Fundamental

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

 

Projetos e atividades

 
Poesia e Alfabetização
Ao brincar com os sons, com as rimas, descobrir e comparar as palavras, ludicamente as crianças vão construindo o seu processo de alfabetização. O trabalho com a poesia busca desenvolver as potencialidades linguísticas dos alunos através do mundo mágico da poesia, que resulta em benefícios multidisciplinares e cognitivos.
 
Na faixa etária dos 4 aos 10 anos de idade, os jogos são os principais meios para o desenvolvimento de objetivos ligados à prática esportiva. A partir de jogos simples (recreativos, motores e sensoriais), a criança é desafiada a desenvolver habilidades físicas e psíquicas para, à medida que se sente apta, participar de jogos mais complexos, individuais e coletivos.
 
A robótica educacional é uma ferramenta para o estudante desenvolver o interesse pelas novas tecnologias e as suas potencialidades, favorecendo a interdisciplinaridade e promovendo a integração de diversas áreas. A robótica também tem como objetivo de valorizar o trabalho em equipe, a cooperação, o planejamento, a pesquisa e principalmente a possibilidade de aliar o conhecimento à prática, de forma lúdica e criativa.
 
Educação Musical
A Educação Musical nos Anos Iniciais visa a exploração dos conteúdos musicais presentes em obras de diferentes períodos estilísticos e culturas (Música Popular, Música Erudita, Música Folclórica, Trilhas Sonoras e outras) através da ludicidade, contextualização e de atividades de criação. Busca, através de discussões, entender as músicas que cercam o universo infantil e seus papéis na sociedade de maneira crítica e consciente. Além disso, objetiva a socialização através de cantos, jogos e trabalhos em grupo, o respeito aos gostos diferentes dos seus e o uso apropriado da voz.
 
O projeto faz um resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Além de organizar o recreio das crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, oferecendo diferentes possibilidades de recreação, o projeto promove integração e harmonia entre os estudantes.
 

Ambientes

  • Parque Infantil
  • Laboratórios (Matemática, Ciências, Robótica e Informática)
  • Sala de Psicomotricidade
  • Salas de Multimídia (com lousa interativa)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras esportivas ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Sala de Dança
  • Biblioteca 

Extraclasse

Avaliação

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação é expressa trimestralmente através de parecer descritivo elaborado pelo professor, que avalia o domínio de competências em termos de conhecimentos, atitudes e habilidades.
 

Segurança

  • Controle de entradas e saídas
  • Circuito interno de câmeras
  • Auxiliares de disciplina
  • Uso obrigatório do uniforme completo
  • Seguro educacional
  • Recreios com horários diferenciados, conforme a faixa etária
 
Requisito para os Anos Iniciais 
  • 1º ano do Ensino Fundamental: 6 anos completos
 

Séries Finais (6º a 9º ano)

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Projetos e atividades

 
Propiciam aos estudantes maristas experiências de solidariedade e partilha, as quais despertam sentimentos de irmandade, de amizade, de compaixão, de cidadania, de amor ao próximo e de valorização da vida.
 
O projeto busca arrecadar brinquedos, reciclar, consertar e doar a Organizações Sociais. Promove a solidariedade por meio de uma lógica de partilha, participação, encontro, consciência ecológica, reciprocidade nas relações, no desapego e na cidadania responsável.
 
Estratégias pedagógicas orientadas pelos monitores dos Laboratórios de Biologia/Ciências, Física, Matemática e Química, que visam oportunizar ao estudante espaços de estudo e tira-dúvidas durante o contraturno.
 
Momentos privilegiados de estudo, reflexão, convivência, autoconhecimento e práticas solidárias. A proposta visa à construção de um projeto de vida que tenha como base os valores cristãos e a promoção do ser humano como ser ético.
 
A Pastoral Juvenil Marista é um espaço de vivências para adolescentes e jovens, no qual se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.
 
Coral
A prática de cantar expressa sentimentos, emoções e é também um exercício para a mente e consciência do corpo. Cantando desenvolve-se a percepção e é despertado o gosto pela estética musical. O Canto Coral como instrumento de musicalização e educação musical proporciona o contato com diferentes repertórios que trabalham os conteúdos musicais de forma integral. É, também, veículo de interação, convivência, sociabilidade, dinamismo, disciplina, compromisso, entrosamento, solidariedade, companheirismo e confiança. O canto coral dentro do Colégio Marista Santa Maria foi valorizado e praticado por muitos anos, destacando-se em Santa Maria e região pela qualidade musical de seus grupos. No ano de 2013, constituiu-se um novo coral visando resgatar esta prática dentro da comunidade escolar e objetivando potencializar o conhecimento musical dos alunos, garantindo uma formação musical mais abrangente, além de promover a interação e o trabalho em grupo entre alunos de turmas diferentes.

Ambientes

  • Sala de aula climatizada e com lousa digital interativa
  • Biblioteca informatizada
  • Laboratórios tecnológicos (informática, lousa interativa e robótica educacional)
  • Ginásio de esportes
  • Quadras ao ar livre
  • Quadra de grama sintética
  • Laboratórios de Biologia, Física e Química
  • Salão de Eventos
  • Parque Esportivo Marista (Cerrito)

Extraclasse

Avaliação

Nas Séries Finais do Ensino Fundamental, o resultado da avaliação do estudante é expresso através de nota trimestral, de zero a dez, por componente curricular.
 

Segurança

  • Controle de entradas e saídas
  • Circuito interno de câmeras
  • Uso obrigatório do uniforme completo
  • Seguro Educacional