Robótica Educacional

Presente no currículo da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, a Robótica Educacional integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender.

Os projetos desenvolvidos têm por ponto de partida buscar soluções para situações-problema. Estudantes e educadores mediadores organizam as estratégias para a montagem de maquetes/robôs, sendo que todo o processo de construção é realizado pelo grupo, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade.

Desafio de Robôs

Mais do que uma competição, o Desafio de Robôs, promovido pela Rede Marista desde 2008, é um espaço de construção de saber e estímulo à reflexão. A partir de um tema determinado, estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos Colégios Maristas e de outras escolas de ensino público e privado realizam pesquisas, projetos e tarefas diversificadas.

O desafio consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas “arenas” numa competição que envolve estratégia, criatividade e tecnologia. Cada arena representa um elemento que possibilita ao estudante encontrar soluções, conforme o tema do evento. Paralelamente, ocorre também a Mostra de Robótica da Rede Marista, entre outras atividades que compõem a programação de cada edição do evento.