Turmas de 1º ano EM preparam-se para o MArte

O Projeto Marte (Maristas em Arte) surgiu, em 2002, a partir do trabalho um grupo de estudantes, juntamente com o professor de Artes Lutiere Dalla Valle, que cursavam a 1ª série do Ensino Médio. A ideia inicial partiu de encenações livres, onde as turmas ficaram a frente de toda a montagem das peças teatrais, desde cenário até figurino. Desde então, o projeto incentiva os jovens à experimentação da dramaturgia por meio de oficinas e apresentações artísticas à comunidade educativa do Marista Santa Maria.

A mobilização foi tão intensa, que um grupo de teatro foi criado para abranger outra clientela: alunos, ex-alunos e professores. A proposta teve uma longa duração, mas acabou se extinguido. Hoje, a formação CUPINS DE PALCO é lembrada por todos que dela participaram.

"Uma das principais características do projeto é o desenvolvimento de trabalho em grupos, em que a troca de ideias e as relações conflitivas podem ser potencializadas. Isso promove o desenvolvimento de outras habilidades, como o trabalho em equipe, a responsabilidade, comprometimento, liderança, etc, além do contato com o público durante as apresentações artísticas", ressalta Maria Goreti Cortês, professora de Arte e coordenadora do projeto

Hoje, o Projeto Marte, Maristas em Arte, é um dos diferenciais do Ensino Médio do Colégio. Através da interdisciplinaridade nos componentes de Arte, Língua Portuguesa e Literatura, incentiva os estudantes do 1º ano EM à experimentação da dramaturgia por meio de oficinas e apresentações artísticas. Estas atividades que culminam nas peças apresentadas, são elaboradas a partir de uma sequências didática que envolve os três componentes curriculares.

A 14ª edição do MArte será realizada de 28 a 30/6, no Salão de Eventos do Colégio e é aberta ao público. Confira a programação:

Peça apresentada na edição 2015 do Projeto MArte

28/6 | quarta-feira | 19h

1ª Peça | “As leis da atração” | Conto: Uma senhora | Marques Rebelo Dona

Diretora: Gabriela de Freitas Sardi | T 101

2ª Peça | “Quem viu, viu” | Conto: A coalha | Júlia Lopes de Almeida

Diretora: Manuelle Buemo dos Santos | T 102

3ª Peça |“Sorte no jogo, azar no amor” | Conto: O vitral | Osman Lins

Diretor: João Praetzel Montovani | T 101

29/6| quinta-feira | 19h

1ª Peça | “O dilema do amor” | Conto: Presépio | Carlos Drummond de Andrade

Diretor: Matheus dos Santos da Fonseca | T 101