Ideias retiradas da sucata

A sucata é composta de inúmeros materiais que podem e devem ser destinados para a reciclagem. Ela está repleta de um universo de idéias, ao menos, para os alunos da 4ª série do Colégio Marista Santa Maria.

Utilizando apenas sucata, os alunos foram estimulados a criar algum artefato inusitado que pudesse ser utilizado por eles no dia a dia. Após refletirem sobre as possibilidades de criação, os pequenos inventores colocaram no papel um esboço de suas ideias para começar a busca dos materiais necessários para dar vida às suas invenções.

As invenções eram compostas dos mais diversos materiais: garrafas PET, caixas de papelão, tampinhas de garrafa, sobras de canos PVC, entre muitos outros. Com os inventos prontos, os alunos-inventores tiveram de criar um texto definindo as qualidades e as utilidades dos seus artefatos.

Os pequenos da 3ª série ouviam com atenção as explicações dos colegas

Para que as invenções não ficassem restritas à sala de aula, os alunos de 4ª série convidaram os colegas mais novos, das três turmas de 3ª série, para uma exposição, que aconteceu no dia 19 de março. Os alunos adoraram partilhar suas experiências com os colegas mais novos. Os alunos de 3ª série foram motivados, em contrapartida, a também desenvolver seus próprios projetos em casa.

Os alunos fizeram fila para conhecer as invenções

O trabalho realizado além de desenvolver a capacidade de criação dos alunos, também destacou a importância da reciclagem do lixo para a sociedade atual. Cada um pode e deve fazer sua parte, seja separando os materiais recicláveis em casa, seja seguindo o exemplo desses pequenos inventores, tirando do lixo idéias para a criação de novos artefatos.