Projeto estimula crianças a conhecerem o corpo

Para iniciarem com seus alunos a questão do conhecimento do corpo e do seu próprio eu, as professoras do Nível I da Educação Infantil trabalharam com os pequenos a história da Bela Adormecida. A fábula conta a trajetória de uma princesa desde seu nascimento e termina no baile em que ela, já crescida, encontra seu príncipe.

Depois de refletirem sobre o conto de fadas, as crianças foram estimuladas a relembrar sua própria história. Cada um trouxe fotos e objetos de quando bebê para mostrar aos colegas. Em seguida, os alunos participaram de um caminho do crescimento, em que eles tinham que engatinhar seguindo os objetos até chegar ao espelho e, assim, identificar o quanto cresceram.

Os pequenos vestiram suas fantasias para brincar de Baile.

Na capela, os pequenos fizeram uma dinâmica em quem deveriam pegar a foto de um colega e atribuir uma qualidade a ele. A culminância do projeto aconteceu na quarta-feira, 28 de maio, quando as três turmas se reuniram em uma das sala de aula para um “Baile à fantasia”, igualzinho ao da Bela Adormecida, com direito a músicas e guloseimas.

“O objetivo do projeto é falar sobre o desenvolvimento do corpo, suas partes e funções através de histórias infantis e objetos que eles se identifiquem”, afirmou a professora Andréia Gustavino, uma das responsáveis pelo projeto, juntamente com Rosimari Grapiglia e Carina Avinio. Como próximo passo do projeto, as crianças vão trabalhar individualmente cada parte do corpo, começando pelo umbigo através do poema “Umbigo Rolim”, de Ziraldo.