Instituto Anima Mundi traz novo ciclo de palestras para pais

O Colégio Marista Santa Maria através de sua Associação de Pais e Mestres realiza a partir do dia 17 de agosto, um novo Ciclo de Palestras, coordenadas pelo consultor Keivan Saberin do Instituto Anima Mundi.

Sobre o palestrante:

Keivan Saberin é consultor em educação e estudioso do relacionamento humano, há mais de 20 anos vem acumulando experiência na elaboração de projetos e na capacitação para uma Cultura de Paz.
Seus focos específicos são o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento do potencial individual e coletivo. Participou em diversos seminários no Brasil e no exterior sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano e social, eliminação dos preconceitos e da violência, administração participativa e comportamento infanto-juvenil, coordenando diversos programas de desenvolvimento pessoal e social de adolescentes, enfocando a construção de uma consciência de cidadania mundial.
É consultor e representante do Instituto Anima Mundi e atua junto a escolas na capacitação de pais e educadores para uma cultura de paz na família.

 

AMOR E UNIDADE NA FAMÍLIA
Programa de capacitação para uma cultura de paz na família

Palestra 1
Data | 17/8 | 19h00 | Salão de Atos
As características masculinas e femininas na comunicação conjugal
Existem várias características e diferenças emocionais e psicológicas entre homens e mulheres. Há também, diferenças na forma de se expressar e sentir de cada um. É importante perceber, que mesmo sendo diferentes, eles são complementares. Quando os cônjuges não entendem estas diferenças específicas tem a tendência de interpretar de uma maneira negativa a expressão de sentimentos um do outro. Neste encontro, são apresentadas as últimas pesquisas sobre o cérebro masculino e feminino, a análise de trabalhos de vários psicólogos e são oferecidos instrumentos para compreender estas diferenças e estabelecer uma relação harmoniosa entre o casal.

Palestra 2
Data | 31/8 | 19h00 | Salão de Atos
A Manutenção e a tipologia da relação conjugal
É importante entender que um relacionamento feliz, estável e de sucesso não é uma relação que necessariamente vá melhorando cada vez mais. Pelo contrário, a opinião dos pesquisadores, é que o casamento que não possui uma “manutenção regular”, uma “atenção constante” por parte de ambos os cônjuges, tende naturalmente ao decréscimo da qualidade. Neste encontro, serão apresentados alguns dos estilos de relacionamentos conjugais para a resolução de problemas e manutenção de casamentos estáveis.

Palestra 3
Data | 21/9 | 19h00 | Salão de Atos
Por que um casamento entra em crise?
Muitos matrimônios enfrentam quatro atitudes que podem trazer a destruição do relacionamento conjugal: crítica, desprezo, atitude defensiva e isolamento.
É claro que existem outros problemas que também podem afetar o casamento, mas estes quatro foram identificados como as atitudes, os procedimentos e os vícios, mais destruidores para qualquer relação conjugal. Neste encontro, serão analisadas cada uma delas e como podemos evita-las.

Palestra 4
Data | 5/10 | 19h00 | Salão de Atos
Os Pilares para um relacionamento feliz
Aceitação: a autoaceitação é um pré-requisito que nos capacita a tornarmo-nos mais cientes das necessidades alheias e a sentir menos inclinação para interferir na vida de outros, a fim de corrigir-lhes os defeitos.
Valorização: a arte de descobrir e valorizar as qualidades e virtudes do cônjuge e não se tornar irritado e impaciente com seus erros e falhas.
Apoio e colaboração: analisar e entender os três sistemas básicos de relacionamento conjugal existente até então e perceber o novo relacionamento mais adequado e maduro para os nossos dias.
Espiritualidade: perceber que o casamento é um relacionamento tridimensional e que a dimensão espiritual transforma o relacionamento numa poderosa fortaleza. Refletindo com os casais sobre a Escritura: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. (Salmo 127:1)

As palestras têm entrada franca. Haverá recreacionista para cuidar das crianças.