Volta às Aulas com lições de saúde e cidadania

O retorno às aulas é sempre um momento de grande expectativa dos estudantes e de suas famílias. Para eles, a ansiedade está no reencontro com os colegas e professores, na nova sala e na turma que frequentará durante o novo ano de aprendizados. Para o Colégio, além da acolhida, da organização dos grupos em suas turmas e dos processos pedagógicos, a volta às aulas é um momento para impactar e deixar registros positivos na história dos jovens que iniciam mais um ano de caminhada na sua formação acadêmica e pessoal.

Nos últimos anos, o Marista Santa Maria tem desenvolvido ações conectadas com temas importantes para o cotidiano de estudantes e famílias, seja valorizando manifestações culturais, seja oportunizando reflexões sobre cidadania. Em 2018, a proposição de retorno valoriza aspectos relacionados ao cuidado: o cuidar de si, do outro, da comunidade e do meio em que vivemos.

Para isso, a comunidade escolar  está sendo recebida em espaços produzidos a partir de materiais reciclados e será convidada a cultivar pequenos jardins e hortas com temperos orgânicos, bem como a experimentar sucos naturais produzidos com receitas simples a base de frutas e servidos em copos eco, que podem ser reaproveitados diariamente no consumo de água na escola. As receitas dos sucos foram elaboradas por professores e estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano, que participaram também da elaboração e distribuição das bebidas na ação desenvolvida no dia de hoje, 15/2.

Os espaços de interação e distribuição dos sucos, foram organizados utilizando pneus, palets, latas de alumínio, caixas de madeira e outros itens que seriam descartados. Após o período de acolhida dos estudantes, que ocorre de 15 a 23/2, as hortaliças e flores que foram plantadas em latas e fixadas em palets, serão cultivadas pelos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental e, após seu crescimento, serão colhidas para consumo em atividades propostas a eles e realizadas no Colégio.

Como será a programação:

15/2| das 6h45 às 7h30 | Recepção dos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Ensino Médio

15/2| das 12h50 às 13h30 | Recepção dos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

19/2| das 13h30 às 16h30 | Recepção dos estudantes da Educação Infantil

Confira fotos dos momentos desta manhã:

Professores e estudantes do Curso de Nutrição da Unifra participam com preparação de sucos saudáveis

Estudantes foram recebidos com música no Jardim em frente ao Colégio