Um novo personagem no processo da alfabetização

A Escola Marista Santa Marta ganhou um novo aliado no processo de alfabetização e nas ativiades pedagógicas. Criado no final de 2017 por educandos e educadores do Centro Social Marista Santa Marta, o robô Percival, aos poucos, está sendo inserido na rotina escolar.

Percival foi desenvolvido na disciplina de Robótica Avançada, ministrada pelo educador Michel Rodrigues, juntamente com dez educandos que participaram da criação e programação do robô. Dos materiais utilizados, apenas a carcaça, orginária de um brinquedo dos Anos 80, não foi retirado de lixo eletrônico. Com sensores, o robô se movimenta, aumentando a curiosidade das crianças.


Robô Percival e suas histórias na turma do 1º Ano do EF

Com sua primeira programação, o robô possuí nove histórias que são contadas a partir da interação dos estudantes com os botões em seu peito. Além das histórias, a interação de Percival vai de perguntas como "você quer ser meu amigo?" e "que time você torce?" até situações como suas músicas preferidas e frases "estou com sono!" e "minhas juntas estão precisando de um óleo!".

A ideia é que nos próximos meses, de acordo com a programação aplicada ao robô, que ele sirva como mais um instrumento de alfabetização, se adequando às atividades nas salas dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental e até mesmo na Educação Infantil. Com ajustes, ele poderá contar histórias e trazer conteúdos relacionados ao estudo de vogais e consoantes, por exemplo. 


Estudantes interagindo com o novo amigo tecnológico

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.