Encontro de Culturas é promovido por turmas do 3º ano EF

As turmas do 3º ano EF promoveram na última sexta-feira, 25/11, um Encontro de Culturas,  no ginásio da Escola. O evento é uma ação de encerramento das atividades trabalhadas no Projeto Santa Maria: Conhecendo nossa cidade, onde pôde reunir algumas das representações étnicas que se encontram na cidade. Estiveram presentes  quatro etnias: alemã, afrodescendente, italiana e indígena, cada uma delas com representantes que fizeram uma breve contextualização de suas origens.

Para falar sobre a Itália foi convidado o professor Paulo Gajardo, da Associação Italiana de Santa Maria – AISM,  representando o país alemão o grupo juvenil de Dança Folclórica Alemã Lustige Tänzer acompanhados do professor Igor de Mello e da Recurso Humano da Escola, Marcia Kirchhof, já a cultura indígena esteve representada por um grupo de estudantes indígenas da Escola Guarani Yvyraija Tenonde Vera Miri, acompanhados pela  diretora Scheila Ruwer e da professora Neusa Pires e representando a cultura afrodescente, integrantes da Escola de Samba Unidos do Itaimbé acompanhados do Mestre Bica.

O encontro proporcionou aos estudantes e professores do 3º ano EF uma tarde atípica, além de conhecimentos culturais, tradicionais e apresentações artísticas sobre cada uma das culturas, eles também puderam interagir durante quatro diferentes danças: italiana, dança cultuada pelos índios, alemã e samba enredo. A atividade buscou contemplar a interdisciplinaridade proposta nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista.

Veja fotos do Encontro.