Coordenadora Pedagógica realiza formação em Reggio Emilia

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais Franciélen Pavanato está retornando da semana em formação na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Entre os dias 6/5 a 12/5, a coordenadora integrou o Grupo de Estudos da América Latina 2018, que realizou a viagem de estudos vivenciando a proposta pedagógica local participando de palestras, oficinas e visita à escolas.

Grupo de Estudos da rede marista integrantes da viagem

A proposta pedagógica de Reggio Emilia inspira as Diretrizes da Educação Infantil, documento norteador da ação pedagógica dos colégios da Rede Marista.

Saiba mais

Reggio Emilia é uma cidade localizada ao norte da Itália, com cerca de 170 mil habitantes. A proposta pedagógica local surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em uma cidade devastada, onde a população se mobiliza e se une para construir uma escola para as crianças, idealizando um futuro melhor através da educação. Foi essa proposta de um ensino diferenciado e realizado em parceria com as famílias, que atraiu um dos idealizadores, o pedagogo Loris Malaguzzi.

Impulsionado pelas teorias psicopedagógicas inovadoras da Europa nos anos 50 e 60, como Jean Piaget, Lev Vygotsky e John Dewey; e também de pedagogos italianos, como Maria Montessori, irmãs Agazzi, Bruno Ciari, o jovem Malaguzzi estava certo de que o processo pedagógico deveria ter como centro o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças. O modelo pedagógico deu tão certo que acabou sendo municipalizado e hoje engloba 40% das escolas da cidade. A rede Reggio Children é composta de 13 creches e 21 pré-escolas.