Ensino Fundamental

Anos Iniciais (1º ao 5º ano) 

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo primordial para o fortalecimento dos víndulos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo. É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Filosofia para crianças

Introdução à Filosofia por meio de diálogos, debates e questionamentos, visando tornar o pensamento mais criativo, crítico e criterioso. A dinâmica do filosofar também surge como uma forma de qualificar as relações da criança com o mundo a sua volta.

Hábitos de estudo

O projeto tem o objetivo de auxiliar o estudante a descobrir a melhor maneira de construir os conhecimentos, bem como a importância que há em formar o hábito de estudar além do turno escolar. As turmas recebem materiais de apoio e participam de atividades de orientação para organização do tempo próprio de estudos.

Projetos pedagógicos

Diferentes projetos incentivam a leitura, a investigação e construção de conhecimento a partir de problemzatizações, debates de ideias e trabalhos em grupo. Também organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Robótica educacional

Com o apoio pedagógico e kits Atto Educacional, as aulas de Robótica permitem ao estudante construir seu próprio conheciment em diferentes componentes curriculares. Durante as atividades, os grupos são desafiados a resolver situações-problema através de montagens, utilizando as peças e diversos materiais.

 

Ano Finais  (6º ao 9º ano)

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões. Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Iniciação científica

Desenvolve a capacidade analítica, por meio da proposição de projetos práticos e questionamentos em torno da ciência. Como modeo de ampliar o conhecimento, os estudantes utilizam os laboratórios para desenvolver os projetos de iniciação científica, e os destaques participam de feiras fora do col

Hábitos de estudo

Realização de palestras com especialistas, sistematizando a importância da complementação das aprendizagens. Os estudantes recebem materiais de apoio e participam de atividades de orientação para organização do tempo próprio de estudos.

Projetos interdisciplinares

O estudante é incentivado a desenvolver um olhar diferenciado sobre o cotidiano, despertando a conscientização para temas como: empreendedorismo, educação ambiental, sustentabilidade, autocinhecimento, relações interpessoais, sexualidade e projeto de vida.

Robótica educacional

Com apoio pedagógico e kits Atto Educacional, as aulas semanais de Robótica permitem ao estudante construir seu próprio conhecimento. Durante as atividades, os grupos são desafiadoa a resolver situações-problema através de monstagens, utilizando as peças e materiais de apoio.