Marista Sant’Ana apresenta projetos científicos em Porto Alegre

Cerca de 200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, oriundos de 17 escolas, serão os protagonistas da programação da 2ª Mostra Marista de Iniciação Científica. O evento, que ocorre no dia 21/9, na PUCRS, em Porto Alegre, junto ao Festival Marista de Robótica, será palco para apresentação de trabalhos, troca de experiências e diferentes aprendizagens.

Pelo Marista Sant’Ana,quinzeestudantes apresentarão seus trabalhos no evento. Os estudantes Diib Peruzzi Hammad, Matheus Braseiro da Silva Chamorro Robleski, Mateus Naressi Cardoso, Bruno Panciera, Haysha Dovigi Cardoso, Maísa Valim dos Santos, Valentina Filgueiras Converso Jardim, Mell Marques de Ávila, Miguel Gonçalves Gomes, Vitor Billig Mello Carpes, Anne Esther Pinto da Rosa, Ana Júlia Martinelli Jäger, Antonio Hoffmann Padoin, Francesca Filgueiras Converso Jardim e Raphael Bofill Hecker Kappel estarão acompanhados da educadora Djiovani Echeverria dos Santos e da Coordenadora Pedagógica Fernanda Ancinello Martins.

Os projetos que irão ser apresentados no evento serão: Os equívocos da Teoria Malthusiana; Jogando com a Europa; Números Inteiros: Positivos e Negativos e Sistema de numeração.

Para a educadora Djiovani Echeverria dos Santos a participação dos jovens neste evento os prepara para a vida acadêmica e os ensina o saber científico para além da sala de aula.

Esses e outros assuntos fazem parte da problematização proposta aos jovens no cotidiano escolar, a partir do enfoque de diferentes áreas do conhecimento. Na Mostra, caberá aos professores a mediação dos momentos, com perguntas aos autores de cada projeto e a interação com os espectadores. Ao final, cada grupo recebe o feedback pelo trabalho proposto.

Além da exposição dos trabalhos, os jovens também contarão com momentos de integração e poderão, posteriormente, ver as pesquisas, em forma de artigos, compiladas na Revista da Mostra Marista de Iniciação Científica.