Anos Iniciais – 1º ao 5º ano EF

Aprender por inteiro é ser cidadão

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

FORMAÇÃO DO LEITOR
Em todos os níveis de ensino, são propostas atividades em sala de aula e na Biblioteca que incentivam o hábito da leitura e a escrita. Entre as iniciativas, destacam-se a Semana da Leitura e o Projeto Autor Presente, em que os estudantes podem ter contato com os escritores e suas obras.

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Nosso Colégio conta com introdução por meio de diálogos, debates e questionamentos, visando tornar o pensamento dos estudantes mais crítico e reflexivo. A dinâmica do filosofar também surge como uma forma de qualificar as relações da criança com o mundo à sua volta.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Contemplando um currículo interdisciplinar, nossos projetos pedagógicos envolvem a participação dos estudantes e a constante busca por respostas. Também estimulam o trabalho em equipe para a resolução de problemas e o prazer da descoberta.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
As tecnologias educacionais proporcionam um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. A construção do conhecimento ocorre de forma dinâmica, interativa e integrada, com o uso de lousas digitais, softwares educativos, aplicativos em tablets e Robótica.

Anos Finais – 6º ao 9º ano EF

Aprender por inteiro é enfrentar desafios

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Atividades que estimulam o protagonismo, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. Os estudantes são incentivados a compartilhar suas opiniões e exercitar a cidadania. O Grêmio Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, convivência e formação de lideranças.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
No Clube da Pesquisa, os estudantes investigam soluções para situações-problemas, por meio de projetos de iniciação científica. Durante as aulas, também são abordados temas da atualidade para despertar o interesse dos adolescentes para questões da sociedade. Assim, eles têm a oportunidade de aprofundar as pesquisas e apresentar propostas de resolução para os problemas analisados.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Dentro da nossa proposta educativa, os projetos interdisciplinares desafiam os estudantes a articular diferentes saberes das áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) para resolver situações-problema com base em temas atuais. Dessa forma, são trabalhadas diversas habilidades e competências.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Nos Anos Finais, todas as atividades que envolvem tecnologias educacionais são conectadas com o que é vivenciado nas áreas do conhecimento, proporcionando uma ação reflexiva e criativa na aprendizagem dos estudantes. Esse trabalho contempla o uso de lousas digitais, softwares educativos, aplicativos em tablets e Robótica Educacional.