Estudantes participam do Sistema Marista de Avaliação

Entre os dias 28/8 e 1º/9, estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio participaram do Sistema Marista de Avaliação (Sima), exame desenvolvido pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade). As turmas responderam a testes de quatro áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Também foi aplicado um questionário sobre o perfil sociocultural e a percepção dos estudantes sobre fatores que impactam sua aprendizagem. A finalidade é obter indicadores de qualidade da sala de aula e do ambiente educativo de casa.

Estudantes responderam a testes e questionário do Sima

Sobre o Sima
O Sistema Marista de Avaliação (Sima) tem foco na qualidade da aprendizagem dos estudantes, avaliando as habilidades e competências desenvolvidas no ensino dos componentes curriculares. Além disso, mede a aprendizagem dos estudantes em uma escala de proficiência com interpretação pedagógica dos resultados e avalia a eficácia dos processos educativos por meio de indicadores de qualidade do contexto escolar.

A avaliação contempla, ainda, as lideranças dos Colégios, professores, pais e estudantes, disponibilizando informações sobre aspectos que influenciam o contexto da escola e que contribuem para a melhoria constante.