Colégio destaca-se no Exame Nacional do Ensino Médio

A Escola obteve um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santo Ângelo. A divulgação das médias gerais das escolas em 2011 foi feito pelo Ministério da Educação nessa última semana. A média obtida pelo colégio foi de 580,53 (provas objetivas), ficando na 2ª posição entre os colégios da cidade. Diferentemente de anos anteriores, o MEC decidiu retirar do cálculo da média final a nota de redação, considerando apenas as provas objetivas, o que caso fosse contado na média, o colégio obteria a 1ª posição entre os colégios da cidade, com a média 633,79 e a participação de 80,95% dos estudantes.   

No Rio Grande do Sul, outros colégios da Rede Marista conquistaram uma boa média entre as escolas particulares, com três colégios assumindo o 1º lugar em suas cidades e outros cinco o 2º lugar.  Os resultados do Enem, bem como os resultados dos vestibulares e outras modalidades de ingresso no Ensino Superior, apresentam elementos importantes para o aprimoramento dos serviços prestados pelos Colégios Maristas. Além dos indicadores externos, a Rede possui sistemas próprios de avaliação que também orientam as ações pedagógicas e administrativas, como a Avaliação Institucional e o Sistema Marista de Avaliação (Sima), onde os estudantes do 5º ano e 8ª série EF e 3º ano EM fazem provas anualmente e respondem a um questionário elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Em vista disso, a escola investe cada vez mais na qualificação e formação do corpo docente e numa ação pedagógica interdisciplinar que busque integrar a informação com a construção de conhecimento, por meio de competências e habilidades, como também a sensibilização dos estudantes para uma participação responsável no Enem e com o seu ofício de estudante.

Assim, além de todos os investimentos já feitos pela Escola e pela Rede Marista de Colégios, e a despeito das limitações do Exame, reconhecidas pelo próprio MEC e especialistas em educação, o Enem e as novas exigências do cenário educacional estão inspirando, para 2013, a continuidade de iniciativas como: intensificar junto aos educadores a utilização de ações/materiais direcionados ao ENEM – simulado FTD, simulado elaborado pela escola, utilização do GPS (gerenciador de provas e simulados) com mais de 10 mil questões de todos os vestibulares do Brasil e do ENEM, do CD (cada aluno e educador recebe o seu), com todas as questões comentadas do ENEM, todos os anos, e da lousa interativa; Portal FTD, carga horária extrapolada nas diferentes áreas do conhecimento, dentre outras ações.