Estudantes participam de Sima

Entre os dias 27 de agosto a 3 de setembro o Sima - Sistema Marista de avaliação, será aplicado para estudantes de 5º ano EF, 8ª série EF e 3º ano EM.A avaliação ocorrerá em todas as unidades maristas do Brasil, sua elaboração é desenvolvida pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional – INADE.

A prova será realizada em dois períodos, 2º e 3º, avaliando as habilidades desenvolvidas nas áreas de conhecimento de forma a obter uma medida da aprendizagem por meio de instrumentos padronizados para todos os estudantes de um mesmo ano/série.

Os estudantes também respondem a um questionário que coleta dados sobre o perfil sociocultural dos alunos e das famílias, e possibilita indicadores de qualidade da sala de aula, da gestão escolar e do ambiente educativo de casa. O questionário deve ser entregue a coordenação pedagógica até o dia 31 de agosto.

Confira o cronograma de aplicação:

Área do conhecimento

Aplicação do Questionário

2º e 3º períodos

Seminário Diocesano (não haverá aula)

Língua Portuguesa

Ciências Humanas

(História e Geografia)

Ciências da Natureza

(Ciências – 5º ano e 8ª série; Biologia, Química e Física – Ensino Médio)

2º e 3º períodos

Seguem algumas informações práticas sobre o processo:

O que estudar para a prova? Dedicar-se aos conteúdos que fazem parte da série/ano a que o estudante pertence. A prova contempla as competências das Matrizes Curriculares do Enem.

Quando sai o resultado do SIMA? No final de novembro.

Quem vê o resultado do SIMA? A Direção do colégio, os setores pedagógicos e os professores têm acesso a dados estatísticos que servem para análise e tomada de decisão em relação aos processos educativos. Já os pais e cada estudante têm acesso aos dados relativos apenas ao seu desempenho individual.

- O caso de falta? Como o SIMA tem um único calendário para todos os Colégios Maristas, não poderemos aplicá-lo em outro horário. O estudante que faltar ficará sem o seu diagnóstico do componente curricular aplicado naquele dia.