Aprender por inteiro é valorizar cada novo significado

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.

ACOLHIDA E ADAPTAÇÃO
No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e repleto de estímulos. Assim, facilitamos a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

INCENTIVO À LEITURA
A aproximação dos estudantes com a Literatura inicia desde cedo, com leituras em sala de aula, hora do conto e visitas semanais à Biblioteca. Além disso, os projetos Literário Cultural e Ciranda de Histórias buscam ampliar o repertório literário, aperfeiçoando a compreensão das crianças pela leitura de diferentes obras e autores.

EDUCAÇÃO MUSICAL
A música é trabalhada nesse nível como um meio para desenvolver a expressão, o ritmo e a percepção sobre os diferentes sons. A Educação Musical também constitui um importante instrumento de integração social e contribui igualmente para a socialização, a autoestima e o autoconhecimento da criança.

PROJETOS PEDAGÓGICOS
A partir dos interesses e das necessidades das crianças, são desenvolvidos diferentes projetos que visam incentivar a investigação de conceitos por meio de problematizações, debates e ideias, gerando produções coletivas e individuais. Do mesmo modo, o ambiente da sala de aula se transforma, acompanhando a temática das pesquisas.

Acompanhe as últimas matérias veiculadas, clicando aqui.