Ensino Fundamental

A pedagogia marista tem uma abordagem própria. O jeito de educar fundamenta-se em uma formação integral, investindo na observação, na investigação, na reflexão, no protagonismo, em atitudes solidárias, na compreensão e significação do mundo. São percursos orientados e inteligíveis, alicerçados em intenções que produzem dinâmicas próprias aos diferentes jeitos de aprender.

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

Aprender por inteiro é ser cidadão

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

AULAS ESPECIALIZADAS
Nos Anos Iniciais, nosso currículo também contempla aulas de Música, Educação Física e Língua Inglesa. O objetivo é desenvolver a atenção e a motricidade das crianças. As atividades, ministradas por professores especializados, incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.

INCENTIVO À LEITURA
Como incentivo à formação de leitores, as turmas contam com horários semanais de visita à Biblioteca, além da leitura em sala de aula e da hora do conto. Projetos como a Ciranda de Histórias aproximam as crianças da Literatura, ampliando seu repertório, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, obras e autores.

PROJETOS PEDAGÓGICOS
Diferentes projetos e atividades interdisciplinares incentivam a leitura, a investigação e a construção de conhecimentos, a partir de problematizações, debates de ideias e trabalhos em grupos. Essas iniciativas também organizam o processo de aprendizagem, gerando produções orais e escritas, coletivas e individuais.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
As atividades pedagógicas vivenciadas em sala de aula são conectadas com momentos de aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Educacionais, com softwares, aplicativos, tablets e lousas interativas. A Robótica Educacional também é trabalhada com as crianças, instigando seu processo criativo.

Anos Finais (6ª a 9ª ano)

Aprender por inteiro é enfrentar desafios

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Aliando teoria e prática, os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de pesquisas orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento. As produções são apresentadas na nossa Mostra Marista de Iniciação Científica. Também incentivamos a participação em olimpíadas científicas reconhecidas nacionalmente.

PROTAGONISMO E LIDERANÇA
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil e a construção da autonomia fazem parte do cotidiano escolar. Espaços como o Grêmio Estudantil, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o Conselho de Líderes Maristas (Clima) possibilitam aos estudantes a convivência, a cidadania e a formação de lideranças em diferentes perspectivas.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Por meio da interdisciplinaridade, os estudantes são desafiados a resolver situações-problema, aprofundando conhecimentos de cada componente curricular. Ao invés de decorar conceitos e fórmulas, eles utilizam esses elementos combinados para a obtenção de respostas.

VIAGENS DE ESTUDO
Os estudantes são incentivados a descobrirem novas experiências e têm a oportunidade de vivenciar os assuntos trabalhados em sala de aula. Os destinos escolhidos buscam promover a relação com os conteúdos didáticos, ampliando os meios de aprendizado e o repertório cultural.

Acompanhe as últimas matérias veiculadas, clicando aqui.