Educadores conhecem novas diretrizes do Ensino Religioso

Mais de 150 educadores maristas dos Anos Iniciais (1º a 5º ano EF), sendo 6 do Colégio Marista São Francisco, participaram da apresentação da nova matriz curricular do Ensino Religioso, ocorrida no sábado, 11/3, no Salão do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre.

Baseado no Projeto Educativo do Brasil Marista, o material didático integra o Sistema Marista de Educação (SME) e resulta da Matriz Curricular Marista da área de Ciências Humanas. A escrita das diretrizes e do material didático envolveu professores maristas de todas as regiões do Brasil, além de colaboradores externos.


Panorama do Ensino Religioso foi apresentado aos professores dos Anos Iniciais

A proposta pedagógica do Ensino Religioso busca contribuir para a formação integral dos estudantes, deixando de lado qualquer tipo de intolerância e fundamentalismo. “Na prática, queremos um Ensino Religioso que não seja catequético, mas que respeite a diversidade presente na cultura brasileira. Por isso, o objeto de estudo é o Fenômeno Religioso e a Religiosidade”, esclarece o assessor da área de Ciências Humanas dos Colégios Maristas, Renato Capitani.

Na parte inicial da manhã, Capitani e o diretor do Marista João Paulo II, Marcos Scussel – também envolvido na consecução do projeto – contextualizaram o processo de construção do documento e fizeram uma breve explanação sobre a área de Ciências Humanas e o Ensino Religioso na Educação Básica das escolas maristas.


Educadores do Marista São Francisco participaram da formação

Na sequência, houve uma videoconferência com um dos escritores do SME, Jorge da Cunha Neto. Ele abordou a aplicabilidade do material didático em sala de aula. O conteúdo traz sugestões de atividades, leituras complementares e ilustrações. “A ideia é que os educadores sejam mediadores do diálogo, apropriando-se antecipadamente dos conceitos e desenvolvendo um trabalho dinâmico e interativo”, comenta o autor. 

A capacitação reuniu professores dos Colégios Maristas de Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canela, Bento Gonçalves e Rio Grande. O evento também contou com a presença do coordenador educacional dos Colégios Maristas, Luciano Centenaro; a supervisora pedagógica dos Anos Iniciais, Joice Bruhn da Silva; além da equipe da Editoria FTD, que atuou em parceria na elaboração dos livros.