Esporte e Cultura

Com o objetivo de intensificar a proposta curricular, o Colégio oportuniza aos estudantes espaços e atividades que ampliam sua capacidade cognitiva, cultural, esportiva e reflexiva.

Dança

Desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica.

A prática possibilita ainda a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na dança, respeitando as particularidades de cada faixa etária. Tradicionalmente, ao final do ano, é desenvolvida uma apresentação para a comunidade escolar, no Festival Artístico Marista (Famar), com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Iniciação Esportiva: Futebol de Campo – Futsal – Basquete – Handebol

Essas modalidades desenvolvem habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo.

Proporcionam aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos. A participação em competições é eventual e ocorre em caráter educativo e integrador.

Judô

Essa modalidade desenvolve o conhecimento e prática da filosofa do Judô, que traz ensinamentos de disciplina, respeito e educação, bem como princípios morais e condicionamento físico. O Judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma transparente e inclusiva, através da mudança de faixa.  O estudante participa de competições de caráter educativo e integrador, assim como de eventos para demonstração de conhecimentos.

Teatro

Desenvolve a cooperação, o companheirismo, a espontaneidade, a imaginação e o respeito. Por meio de técnicas teatrais, estimula os estudantes a fortalecerem suas capacidades individuais e coletivas.

Voz e violão

Contempla a sensibilização e ampliação da vivência musical, desenvolvendo a aprendizagem por meio do ensino coletivo. Além disso, amplia a percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante, a leitura e escrita musical, a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto e a possibilidade de improvisar.