EJM 2017 reúne 1,5 mil jovens

No último sábado, 16/9, cerca de 1,5 mil adolescentes e jovens, da Pastoral Juvenil Marista – PJM, estiveram presentes em Rio Grande, para o Encontro de Jovens Maristas 2017 –  Uma Nova Onda. O evento, realizado na Sociedade Amigos do Cassino – SAC, foi marcado por momentos de fé, oração, integração e aprendizado.

Durante a manhã, o EJM foi marcado pela acolhida e reencontro dos jovens. A cerimônia de abertura contou com uma apresentação artística do Grupo de Dança Marista e pela encenação da passagem bíblica em que Jesus caminha sobre as águas, com o lema do evento Onde está a vossa fé? (Lc 8,25). Após, foi realizada a Celebração Eucarística em que o Ir. Fabrício Basso proferiu sua consagração definitiva ao Instituto Marista. A celebração também foi marcada pela entrega das três violetas aos jovens animadores, o símbolo representa a adesão às três virtudes maristas: humildade, simplicidade e modéstia.


Momento de acolhida após o café

À tarde, foram realizadas as oficinas e uma caminhada até a praia. A primeira oficina homenageou a Boa Mãe, uma oportunidade para os jovens renovarem sua fé e espiritualidade. Na ocasião também ocorreu a troca das dezenas confeccionadas durante a preparação para o evento. A segunda oficina buscou despertar nos jovens o cuidado com o planeta, em que os grupos confeccionaram peixes com garrafa pet e materiais recicláveis, além de refletir sobre seus sonhos para um futuro melhor. Após as oficinas, todos saíram em uma caminhada até a praia, onde realizaram um flash mob.


Adolescentes e jovens na caminhada à praia

O encerramento do EJM 2017 foi marcado pelo anúncio da PUCRS como unidade sede do EJM 2018, bem como o envio dos 107 jovens que participarão do 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista e uma festa de integração. A festa contou com três atrações que garantiram a animação dos adolescentes e jovens, a banda Neotéfilos, formada por assessores da PJM, o DJ Gabriel Machado e, para encerrar o EJM 2017, a Escola de Samba Unidos do Mé.


Anúncio da unidade sede do EJM 2018

Agradecimentos

A realização do Encontro de Jovens Maristas 2017Uma Nova Onda só foi possível devido à dedicação e comprometimento de uma equipe com mais de 200 voluntários, entre eles colaboradores, estudantes, ex-alunos e famílias que se empenharam para que todos os adolescentes e jovens fossem bem acolhidos e tivessem uma experiência inesquecível.


Equipe de voluntários do EJM 2017

Patrocínio

O evento também contou com o patrocínio de algumas empresas, são elas: FTD Educação, Apamesfra, Porto do Rio Grande, Escola de Idiomas CCAA, Centro de Medicina Hiperbárica, Cia do Pão, Concli Negócios Imobiliários, Vetorial Internet, Ótica Estima e Dog do Alemão.

Confira mais fotos: Álbum 1 | Álbum 2