Educação Infantil amplia suas descobertas

Nos últimos meses, os estudantes da Educação Infantil do Marista São Francisco têm vivenciado novas experiências, por meio de Saídas de Estudos a diferentes locais da cidade. A iniciativa busca qualificar o processo de aprendizado com atividades que vão além do espaço da escola.

Contextualizar na prática o que é visto em sala de aula faz parte do jeito marista de educar. E, propor desafios são medidas que, diariamente, estimulam os estudantes a fazer essa conexão. Dessa forma, a criança amplia suas descobertas, buscando, em outros espaços, informações que auxiliem nas investigações. Além disso, as saídas de estudos complementam as aprendizagens por associar experiências práticas com o desenvolvimento do senso crítico.

Confira algumas das saídas realizadas:

Nível 1 A

Por meio do projeto A Loja, a turma realizou saídas de estudo a: farmácia, loja de tecido, de brinquedo e de departamento. O objetivo do passeio foi buscar informações para o processo de construção de uma loja em sala de aula.


N1A em visita à farmácia

Nível 1 B

A turma fez uma visita a um estúdio musical, para aprofundar seus conhecimentos sobre os sons e instrumentos, além de conhecer o processo realizado na gravação de uma música. A saída de estudo está inserida no projeto Barulhar Musicar.


N1B no estúdio de música

Nível 2 A

Com a realização do projeto Fundo do mar, a turma foi ao Museu Oceanográfico da cidade, ampliar as informações sobre o conteúdo abordado em sala de aula. Na ocasião, as crianças puderam conhecer sobre a vida existente no oceano, como plantas e animais.


N2A no Museu Oceanográfico

Nível 2 B

A partir do interesse das crianças sobre a formação do corpo humano e suas partes, a turma realizou uma visita ao Ceamecim da Furg, para conhecer a exposição Uma aventura pelo Corpo Humano, onde foi apresentado o corpo humano e seu funcionamento.


N2B visitou exposição sobre o corpo humano na FURG

Nível 3 A

Para aprofundar os conhecimentos acerca do projeto Sementes, a turma realizou uma saída de estudos ao Mercado Público Municipal, em que visitaram algumas bancas em busca de mais informações sobre o que aprenderam em sala de aula.


N3A no Mercado Público Municipal

Nível 3 B

Buscando explorar os diferentes tipos de frutas e aprofundar os conhecimentos adquiridos por meio do projeto De onde nascem as frutas?, estudantes do Nível 3 B realizaram uma saída de estudos a uma fruteira da cidade.


N3B visitou uma fruteira

Nível 3 C

A partir do projeto 3,2,1 – Ação!, os “repórteres” da turma demostraram interesse em conhecer como é feita a previsão do tempo. Para isso, as crianças visitaram a estação meteorológica da FURG, em que puderam aprender sobre os equipamentos utilizados para verificar as condições climáticas.


N3C conheceu a estação meteorológica da FURG

Veja mais fotos dos passeios.