Mesa Redonda aborda o uso das drogas

Na tarde desta quinta-feira, 23/2, teve início, através de uma mesa redonda com as turmas do 1º ano do Ensino Médio, o Projeto Vivo 100 que visa refletir e discutir a situação mundial dos efeitos das drogas, buscando a conscientização dos estudantes e prevenindo contra o uso abusivo.

Estiveram presentes, para conversar e responder a perguntas dos estudantes, Andreza Velho de Lima, coordenadora do Grupo de Apoio às Famílias da Comunidade Terapêutica Vida Nova; Diego Gomes, psicólogo e responsável técnico de tratamento da Comunidade Terapêutica Vida Nova e Cristiane Barros Marcos, psicóloga, professora da Furg, coordenadora do CENPRE e vice-presidente do COMEN.

 
Debate sobre o tratamento de dependentes químicos

O projeto possui um caráter interdisciplinar, partindo a proposta do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Serviço de Pastoral Escolar (SPE), com o objetivo de envolver os professores de todas as áreas do conhecimento, junto às turmas. A proposta pedagógica do Colégio enfatiza a crença na capacidade do homem em transformar o meio em que vive.

Entre as várias situações que os jovens têm de enfrentar, o projeto destaca o uso abusivo das drogas. Esse assunto é um problema causador de grande preocupação na sociedade, pois, hoje, está presente em todas as classes sociais. Desse modo, percebeu-se a necessidade da organização de debates e questionamentos que ajudem a encontrar soluções que eliminem ou diminuam as causas desse problema.

Para a orientadora educacional, Renata Xavier, é tarefa do educador investir na formação de homens capazes de interferir no seu cotidiano, protagonista de sua história, promovendo melhorias coletivas. “Acreditamos que com a prevenção e o conhecimento poderemos criar fatores de proteção para diminuir as chances do uso indevido das drogas”, comenta.


Coordenador de Pastoral, palestrantes e orientadora educacional

CENPRE – Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos.

COMEN- Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.