Colégio tem projeto reconhecido pelo Sinepe

Na última semana, dia 5/12, ocorreu a cerimônia de premiações do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), na PUCRS, em Porto Alegre. O projeto Protagonismo Juvenil: Gestão Compartilhada no ambiente escolar, desenvolvido pelo Marista São Francisco, foi reconhecido pelo sindicato, recebendo o certificado de Honra ao Mérito.

Cerimônia do Prêmio Sinepe/RS 2017 ocorreu na PUCRS (Foto: Sinepe/RS)

Sobre o projeto

O projeto Protagonismo Juvenil surgiu no início de 2016, em um momento histórico da conjuntura política nacional e de contexto escolar, visualizando o quanto é urgente e necessário formar bons líderes para as diversas esferas da sociedade: na escola, cidade, estado e país.

Após a implementação do Conselho de Líderes Maristas - Clima -, que reúne estudantes líderes e vice-líderes de turma, sentiu-se a necessidade de uma maior articulação dos espaços de representação juvenil no Colégio. Assim, de forma incipiente, foram realizados alguns encontros de integração entre o Grêmio Estudantil Marista São Francisco (GESF), animadores da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e membros do Voluntariado Marista, com os integrantes do Clima.

Dessa forma, consolidou-se a necessidade de avançar com espaços de formação, integração, escuta e articulação dos espaços de representação juvenil e sistematizado através de um projeto que contempla as ações de incentivo à participação estudantil na gestão compartilhada do ambiente escolar.