Ecoponto Marista será lançado na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 5/6, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Para contribuir com essa conscientização, os estudantes do Colégio Marista São Francisco realizarão no dia 5/6, das 9h30 às 16h, a coleta de resíduos eletroeletrônicos. Em parceria com a Catedral de São Pedro, será disponibilizado no Largo Doutor Pio uma caixa coletora, chamada de Ecoponto. A comunidade riograndina poderá depositar no ecoponto materiais que geralmente caem em desuso por causa da inovação tecnológica, da rápida obsolescência, do custo de reparação, entre outros fatores. Após o lançamento, o Ecoponto ficará no Colégio Marista São Francisco.

O que pode ser depositado no ecoponto marista?

Computadores, impressoras, mouses, teclados, monitores, celulares e acessórios, estabilizadores, transformadores, videocassetes, dvds, caixas de som, calculadoras, controles remotos, videogames, rádios, telefones, Tvs e eletrodomésticos.

O Ecoponto Marista faz parte do Projeto Recondicionar, criado em 2014 pelo Polo Marista de Formação Tecnológica. O projeto incentiva a educação ambiental e a cidadania por meio do encaminhamento correto de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

Além de promover a educação ambiental, a iniciativa garante a inclusão digital, pois os equipamentos coletados serão enviados ao Polo Marista que analisa, testa, separa e reutiliza os materiais, transformando-os em novas ferramentas de inclusão digital. Alguns materiais de informática são recondicionados e transformados em novos computadores, que são doados para escolas e outras instituições. Outros itens são usados em experimentos de robótica e inovação tecnológica.

As escolas que tiverem interesse em receber os computadores recondicionados podem entrar em contato com o Polo Marista de Formação Tecnológica pelo número (51) 3086-2300 ou pelo e-mail [email protected] e solicitar um telecentro.

Sobre o Polo

Espaços de desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental, o Polo Marista de Formação Tecnológica desenvolve diversos projetos ligados à tecnologia da informação, à comunicação e à qualificação profissional de centenas de jovens por meio do Programa Jovem Aprendiz. A unidade faz parte do Centro Social Marista (Cesmar), localizado no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre.

Desde o começo da ação já foram arrecadas mais de 16 toneladas de equipamentos eletrônicos nos pontos de coleta, localizados em diversos pontos da Capital e Interior.

Vale salientar que a ação faz parte do projeto Maristas em Rede que promove iniciativas de impacto social para além dos muros da instituição, para reforçar a atuação que ocorre diariamente, em diversas frentes. A iniciativa tem como objetivo engajar profissionais, estudantes, famílias, parceiros e sociedade na realização de pelo menos 200 ações para celebrar os 200 anos da atuação marista no mundo.