Proposta Pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Nosso jeito de educar

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolva o conhecimento do mundo e formação pessoal e social:

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Múltiplas linguagens
Relações socioafetivas
Psicomotricidade
Meio Ambiente
Conhecimento lógico-matemático
Expressão criadora
Religiosidade

Anos Finais do Ensino Fundamental

Projetos diferenciados
Abordagem interdisciplinar
Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias
Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil
Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais
Educação Ambiental
Saídas a campo

Ensino Médio

Viagens de estudos e pesquisa
Projetos de Solidariedade e Voluntariado
Ambientes virtuais de aprendizagem
Orientação para construção de projeto de vida
Vivência da ética e dos valores humano-cristãos